A Análise do Filme The Red
Por: hajr • 28/5/2022 • Relatório de pesquisa • 798 Palavras (4 Páginas) • 149 Visualizações
[pic 1]
Trabalho Avaliativo – Identidades Adolescentes
Valor: 4,0 pontos Data de Entrega: postagem até10/06
Trabalho Individual
Mínimo: 2 páginas
Nome: Humberto Alencar J. Rocha
- Vocês deverão assistir ao filme Red – Crescer é uma Fera (Disney Plus);
- E construir uma Resenha Crítica sobre o filme;
- Tal resenha deverá ser construída com base nos temas estudados em sala de aula: Identidade e Adolescência, Família e Adolescência;
- Vocês são livres para usar outros temas estudados na disciplina Ciclo da Vida II (1º e 2º bimestres), entendo que isso poderá enriquecer o seu texto;
- Escolha um ou mais personagens, descreva suas características, alguns dos diálogos apresentados no filme ou em alguma cena específica, e apresente uma análise crítica a partir daquilo abordado em sala.
- Sejam CRIATIVOS e críticos e usem os conceitos das aulas para fundamentar a sua análise.
Red: Crescer é uma fera
O filme “Red: Crescer é uma fera” conta a história de “Meilin Lee” uma adolescente de 13 anos que acabou de chegar à puberdade e se vê as voltas com todas as emoções e transformações de seu corpo e mente. E, para deixar as coisas ainda mais complicadas, o fato de se transformar, quando fica muito nervosa, em um grande panda vermelho.
O filme aborda muitos pontos importantes relacionados à adolescência como as mudanças biológicas, emocionais e comportamentais motivadas pela puberdade. Além de focar também nos relacionamentos com amigos, pais, familiares e questões como responsabilidades, respeito, cultura, busca por independência, divergência de opiniões, namoro, descoberta da sexualidade.
Desta forma, a transformação da personagem principal num panda vermelho gigante pode ser interpretada como uma metáfora sobre as mudanças biológicas que ocorrem no corpo e nas emoções dos adolescentes. Em outras palavras “Meilin Lee” não compreende o que se passa com o próprio corpo e consigo mesma no turbilhão de sensações que é a passagem da infância para a adolescência.
A primeira reação da personagem em relação a tantas mudanças foi de espanto e estranhamento, pois ninguém havia explicado que tantas alterações iriam ocorrer. Tal fato traz á tona à importância de uma boa conversa dos pais com os filhos que, com certeza, pouparia muitos problemas.
Outro ponto interessante é quando “Meilin Lee” começa a perceber de que o panda vermelho surge exatamente nos momentos em que tem emoções muito intensas. Contudo, as oscilações emocionais nada mais são do que mudanças que ocorrem durante o processo de crescimento e maturação do cérebro de qualquer jovem.
A relação da personagem com a família e mais precisamente com a mãe demonstra que o excesso de expectativas desses para com os filhos pode ser muito prejudicial à formação dos jovens. Assim, o fato de pertencer a uma família de origem chinesa e com muitas tradições e costumes a zelar, bem como obrigações como: tirar boas notas, responsabilidade de ajudar os pais, estar presente nas refeições, controle de amizades e possíveis namoros traz toda uma sobrecarga ao adolescente que além de ter que lidar com as mudanças que ocorrem com ele próprio têm que ainda agradar aos pais e familiares.
...