A Análise do Comportamento Psicologia
Resenha: A Análise do Comportamento Psicologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: graziello • 2/10/2013 • Resenha • 780 Palavras (4 Páginas) • 714 Visualizações
A Análise do Comportamento é uma abordagem da Psicologia que tem como objeto de estudo o comportamento humano. Essa análise pode ser dividida em três áreas: O Behaviorismo Radical, Análise Experimental do Comportamento, e Análise Aplicada do Comportamento.
O comportamento de acordo com Watson é o objeto de estudo da psicologia, onde o qual pode ser observável e mensurável que pode ser reduzido em diferentes condições e diferentes indivíduos. Para Watson o comportamento era somente observável, ele não negava os eventos mentais, mas não o estudava por questões metodológicas.
O Behaviorismo era um paradigma Mecanicista porque concentrava seu estudo na relação do comportamento com o meio ambiente, contudo os psicólogos que seguiam essa tendência com o tempo foram percebendo que comportamento e meio ambiente era temas amplos demais para uma análise descritiva. Então chegaram aos conceitos de estímulos e resposta.
Para Watson Os conceitos de estímulo e resposta não podem ser entendidos separadamente. Qualquer evento do meio pode se tornar um estímulo se for seguido por uma resposta. Qualquer relação entre estímulo, representado pela letra R, e resposta, representada pela letra S, é denominada de reflexo
Um dos pontos mais interessantes da teoria behaviorista são os métodos de ensino programado, o controle e organização das situações de aprendizagem, como a elaboração de uma tecnologia de ensino, pois a análise experimental do comportamento nos auxilia a descrever nossos comportamentos em qualquer situação e nos ajuda a modificá-lo. E assim, percebe-se que a interação e a comunicação entre os indivíduos são as consequências mais evidentes no processo de aquisição da linguagem.
Se voltarmos um pouco na história do Behaviorismo, colocando as noções de comportamento reflexo e condicionamento respondente chagaríamos ao condicionamento operante.
O comportamento operante é o comportamento voluntário que retém uma quantidade maior da atividade humana, desde a fase inicial de vida com comportamentos, agarrar objetos, olhar os enfeites do berço, até os comportamentos mais específicos da vida adulta.
De forma bruta o comportamento é aprendido mediante ao reforço do mesmo. O reforço do comportamento é um efeito gerado pelas conseqüências das ações. Por isso quando ocorre algo agradável o comportamento de fazer esse algo é reforçado, tendo assim futuramente uma resposta positiva de suas consequências.
O organismo que emite comportamentos operantes está agindo para alterar de alguma forma o ambiente e assim obter reforço. Essa é sua principal diferença do comportamento respondente ou "por reflexo":
Se deixarmos um ratinho privado de água durante 24 horas, ele certamente apresentará o comportamento de beber água assim que tiver oportunidade. Para que ocorra o comportamento operante é preciso condicionar o comportamento anteriormente observado no rato com o ambiente. Fazendo isto haverá uma ligação entre os dois objetos proporcionando uma ação consciente do organismo que é de matar a sede do rato.
Foi colocado então o rato na caixa de Skinner onde ele encontrou apenas uma barra. De primeiro momento a observação era para “entender” o comportamento do rato (como quantas vezes ele farejava, ficava de pé, tocava na barra, olhava para barra...etc.), tudo que o Rato fazia
...