A Atuação Do Psicologo No CEREST
Artigo: A Atuação Do Psicologo No CEREST. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Tamiris_mustafa • 28/4/2014 • 795 Palavras (4 Páginas) • 2.342 Visualizações
Atuação do Psicólogo no Cerest ( Centros de Referencia em Saúde do Trabalhador)
A Psicologia e sua intervenção na saúde do trabalhador é um campo de práticas e conhecimentos do qual o foco no Brasil é a saúde coletiva. Segundo Lacaz (2007) a saúde coletiva procura conhecer e intervir nas relações trabalho e saúde-doença tratando do adoecer,o morrer,e o sofrimento das classes e os grupos sociais introduzidos em processos producente.
O psicólogo atua quando o processo saúde-doença tem causas especificas como: sociais, das condições, da organização e da divisão do trabalho. O psicólogo tem a função de analisar a
subjetividade no trabalho, o significado que os indivíduos atribuem a determinadas situações, o modo como cada um reage a partir da sua historia de vida, de seus valores, das suas crenças, das suas experiências e das suas representações sobre a atividade desenvolvida (CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA, 2008, P.28)
Perante esta perspectiva, constata-se a importância da atuação do psicólogo na área da saúde do trabalhador, em especial na rede de saúde publica brasileira.Desta maneira em 2008 o conselho federal de psicologia criou um manual de referencia para os psicólogos contendo métodos de prevenção, promoção e assistência a saúde do trabalhador(p. 13) como:
1. Notificações dos agravos e das situações de risco para a saúde dos trabalhadores.
Cabe ao psicólogo a realização de diagnostico de transtornos mentais e futuras notificações feitas no Sistema de Informação de Agravos de Notificações SINAN ( CFP 2008).
2. Informação - Produção e Organização de dados:
É função também do psicólogo abastecer o sistema de informações do ministério da saúde com a finalidade de comprometer-se a divulgação das informações, também cabe ao psicólogo reunir informações realizadas por outros setores como o do ministério do trabalho e emprego e da previdência social (CRP, 2008).
3. Ações de assistência e promoção a saúde
Os psicólogos tem realizados modalidades terapêuticas diferentes na atenção a saúde do trabalhador que tem como finalidade a informativa-terapêutica . Essas oficinas terapêuticas podem virar grupos de ação solidaria que incentivam o desenvolvimento da criatividade e acabam tornando-se uma rede de apoio social, que promove no trabalhado um novo modo de encarar o adoecimento (CRP, 2008).
4. Análise dos processos de trabalho e vigilância:
As ações de vigilância dentro da área da saúde do trabalhador buscam a identificação, o controle e a exclusão dos riscos nos locais de trabalho com a finalidade de prevenir os acidentes. A atuação do psicólogo é de extrema importância na avaliação da organização do trabalho, sendo nesta área as mudanças mais difíceis a serem realizadas pois envolvem o capital.Os psicólogos nas ações de vigilância são inseridos em equipes interdisciplinares, na qual colaboram na absorção de informações relacionadas a maneira como o trabalho está sendo organizado e suas conseqüências para a saúde do trabalhador. Desta maneira a organização do trabalho sendo saudável evitará doenças mentais
...