A Avaliação Psicológica
Por: Laura Kobbaz • 30/10/2024 • Trabalho acadêmico • 1.611 Palavras (7 Páginas) • 23 Visualizações
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE[pic 1]
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE - CURSO DE PSICOLOGIA
Alan Hoi - 10419158 Bruno Cinelli - 10402074 Felipe Trofa - 10418896
Mariana de Faria Lima Cerqueira - 10417419 Nickolas Augusto A. S. Lacerda - 10419165 04L
Avaliação de processos cognitivos no contexto educacional
SÃO PAULO 2024
- Quais as características desta avaliação? (tempo, ambiente).
De acordo com a Prof Márcia Maria Toledo, CRP 40033-6, no vídeo “Avaliação Psicológica no Contexto Educacional”, o principal objetivo da avaliação psicológica é:“delinear o perfil de funcionamento do sujeito, tanto nas suas potencialidades quanto nas suas possíveis dificuldades e relacionar essas funções”. Apropriando-se de um olhar mais específico e voltado para a Avaliação Psicológica no contexto da aprendizagem, é sempre importante levar em conta os processos de triagem (o porquê deste aluno estar com dificuldades para aprender), sempre levando em conta que: “quando o psicólogo recebe uma queixa escolar, esta se constitui em um fragmento de uma complexa rede de relações sociais com as quais ele terá que trabalhar a partir do seu campo de conhecimento” (CRPSP - Caderno temático Vol.6 - pág.9).
Levando em conta este fato, para que seja possível aplicar uma avaliação psicológica em uma escola é necessário, por exemplo, um ambiente calmo, onde o psicólogo e o estudante que está sendo avaliado possam se sentir calmos e tranquilos, para que seja possível fazer a avaliação proposta no tempo correto (levando em conta as instruções únicas e exclusivas de cada teste). Além disso, o psicólogo também deve observar as interações do indivíduo com seus colegas, pois os problemas apresentados pelo indivíduo são apenas “(...)um fragmento de uma complexa rede de relações sociais com as quais ele terá que trabalhar a partir do seu campo de conhecimento”. (CRPSP - Caderno temático Vol.6 - pág.9).
No presente trabalho, foram selecionados instrumentos de avaliação individual padronizados. Entretanto, a fim de entender de forma integral a avaliação psicológica no âmbito da Educação, é preciso destacar que ela compreende análises que vão além do indivíduo, considerando todo o ambiente escolar e tendo como objetivo elaborar intervenções que abranjam o âmbito coletivo. Assim, verifica-se que ela não envolve, necessariamente, o propósito de fornecer um diagnóstico descritivo e nosológico, uma vez que, nesse caso, pode se tornar uma forma de discriminação e segregação do estudante analisado (PATTO, 1990, apud CRP-SC, p.6). Nesse sentido, as práticas de avaliação devem se distanciar de posturas que considerem apenas “a aptidão para
realizar, de forma inata, atividades mentais complexas, principalmente no que tange à atenção voluntária” (COELHO e FACCHI, 2019, p.78, apud CRP-SC, p. 6). Sob tal ótica, constata-se que o psicólogo escolar Isso pode ser feito por meio de atividades que vão além de testes psicológicos padronizados, como encontros individuais ou grupais, brincadeiras e jogos, entrevistas, dinâmicas, atividades interdisciplinares, desde que sempre apoiados em teorias bem conceituadas.
De forma simplificada, o que se espera é que a avaliação psicológica nesse cenário tenha como base uma visão do todo o ambiente, concentrando-se não apenas nas demandas individuais e isoladas (apenas com fim de diagnóstico), mas sim em uma investigação complexa de todos os fatores envolvidos na aprendizagem com o intuito de analisar os aspectos estruturais e sistemáticos da Educação. Assim, poderá ser feita uma intervenção mais assertiva considerando métodos de ensino, sistemas de avaliação, bem como a distribuição do conteúdo ministrado nas escolas.
- Quais as principais demandas? (como chega este pedido e como o psicólogo deve responder a ele considerando a ética).
A demanda para que seja feito uma avaliação dos processos cognitivos no contexto educacional pode ser solicitada por uma série de pessoas: os pais do indivíduo ( caso o mesmo tenha menos de 18 anos), a escola, um juiz, e até mesmo a própria pessoa (caso ela tenha mais de 18 anos). O psicólogo deve fornecer os resultados destes testes somente ao indivíduo/ entidade que solicitou e à própria pessoa que foi avaliada, levando em conta os itens “f” e “g” da “Cartilha Avaliação Psicológica 2022” fornecidas pelo CRP, que dizem: “Fornecer, a quem de direito, na prestação de serviços psicológicos, informações concernentes ao trabalho a ser realizado e ao seu objetivo profissional” e “Informar, a quem de direito, os resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos, transmitindo somente o que for necessário para a tomada de decisões que afetem o usuário ou beneficiário”.
- Quais os principais instrumentos utilizados? (o que são e qual o motivo de utilização).
Existem diversas especialidades unidas diretamente com o contexto educacional, sendo uma destas a compreensão da habilidade de leitura, já que a leitura é um dos instrumentos de compreensão mais antigos e fundamentais da história humana. Tendo isso em vista, alguns instrumentos que são muito utilizados para se compreender a habilidade de leitura dos indivíduos, como o Teste de Cloze, Escala de Avaliação da Escrita, reconto, questionários, Avaliação de Palavras Isoladas, Sistema Orientado de Cloze, Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras, Prova Brasil (2011), Prova de Compreensão Leitora e questões abertas. Vale a pena ressaltar que estes instrumentos não devem ser os únicos utilizados nas avaliações, já que ela ” pode ser feita mediante observação, encontros individuais com as crianças e adolescentes ou em grupo, podendo ser envolvida por brincadeiras e jogos, entrevistas, dinâmicas, vivências, projetos vinculados ao processo de trabalho educacional de diferentes disciplinas, os quais não necessitam ser padronizados, mas que requerem o adequado rigor teórico e prático”.(CRPSC - Avaliação Psicológica no Contexto Escolar - pág.7).
- O que se busca avaliar e por quais motivos?
Dentre os instrumentos citados anteriormente, vale a pena ressaltar dois destes: o Teste de Cloze,e o Reconto.
O “Teste de Cloze” consiste na “seleção de um texto de aproximadamente 200 vocábulos, do qual, na proposta original do autor, omite-se o quinto vocábulo, como forma mais adequada para o diagnóstico da compreensão.” (Santos, 2002, pág.2). Esse teste é capaz de avaliar o indivíduo segundo 3 critérios: : referência à norma
,referência ao conteúdo, referência ao critério. “Referência a norma” compara os escores obtidos pela resposta daquele indivíduo com os escores obtidos por um grupo normativo. A “Referência ao conteúdo” é utilizado quando “o conjunto de problemas presentes no instrumento (amostra) pode ser considerado uma amostra representativa do universo de problemas de um determinado conteúdo ou domínio (população)”, ou seja, é quando os escores obtidos no teste podem ser generalizados para algumas
...