A Gestalt
Tese: A Gestalt. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joseanealves • 29/9/2013 • Tese • 550 Palavras (3 Páginas) • 691 Visualizações
A Gestalt
A psicologia da Gestalt é uma teoria muito complexa, consistente e forte da psicologia que considera os fenômenos psicológicos como um conjunto.
Gestalt em português, que mais se aproximam de sua tradução seria “forma ou configuração”, porém não é muito utilizado por não condizer com seu significado nesta área da Psicologia.
Ernst Mach (1838-1916), físico e Christian Von Ehrenfels (1859-1932) filósofo e psicólogo, considerados como os mais diretos antecessores da Psicologia da Gestalt, desenvolviam estudos sobre sensações (o dado psicológico) e (o dado físico).
Max Wertheimer (1880-1943), Wolfgang Kohler (1887-1967) e Kurt Koffka (1886-1941) estudiosos e fundadores da Gestalt.
A teoria da Gestalt realizou seus estudos pela percepção e sensação do movimento, “ilusão de ótica”. Quando o estimulo físico é percebido pelo sujeito como uma forma diferente da realidade, podemos citar um exemplo clássico o: cinema, o movimento que vemos na tela é uma ilusão de ótica causada pela pós-imagem retiniana.
Assim o cérebro interpreta e incorpora uma imagem, idéia e gera a percepção ponto de partida dos temas centras da teoria.
A percepção estudo de como integramos sensações em condições sobre objetos, e como depois usamos esses conceitos para lidarmos com o mundo. A Gestalt entende a psicologia como uma ciência que estuda o comportamento, mas também conceitos básicos destacam-se: o todo e a parte, figura e fundo, aqui e agora.
Behaviorismos estudavam comportamento pela relação estímulo-resposta e desconsideravam os conteúdos conscientes devidos á impossibilidade de contrata de modo cientifica. A Gestalt critica essa abordagem, pois ele acredita que o comportamento deve ser estudado aspectos mais globais.
Na visão dos gestaltistas, o comportamento deveria ser estudado nos seus aspectos mais globais, levando em consideração as condições que alteram a percepção do estímulo.
Eles buscavam investigar como o organismo percebe as formas, simetria e regularidade de objeto. Gestalt encontra nesses fenômenos da percepção as condições para compreensão do comportamento humano.
O que temos aqui? Uma taça ou dois perfis?
A concepção da psicologia da Gestalt é a teoria sobre como o nosso campo perceptivo segue determinadas tendências sob a forma de conjuntos estruturados. A percepção estruturada se daria seguindo a tendência das linhas e das formas, destacando as figuras de seus fundos. Quando mais clara estiver a forma, mais clara será a separação entre a figura.
A Gestalt – Meio Comportamental
É o meio resultante da interação do individuo como o meio físico e implica a interpretação desse meio através das forças que regem a percepção que são: Equilíbrio, simetria, estabilidade e simplicidade.
Campo Psicológico
A Gestalt compreende, como uma tentativa do individuo encontrar uma boa forma. Como um campo de força que atua na percepção, nos levando a procurar a boa-forma.
Proximidade/Semelhança/Fechamento
Insight
Relação
...