A Gestalt
Exames: A Gestalt. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mariaalencar • 19/7/2014 • 883 Palavras (4 Páginas) • 390 Visualizações
A GESTALT
Gestalt, termo alemão difícil de traduzir, com sentido aproximado de forma ou configuração. Considera-se que Ernst Mach e Von Ehrenfels foram antecessores da Gestalt, mas os que de destacaram foram: Max Wertheimer, Wolfgang Kohler e Kurt Koffka. Baseados nos estudos psicofísicos que relacionaram a forma e sua percepção construíram a base das teorias gestaltistas. Eles começaram seus estudos pela percepção e sensação do movimento. Preocuparam-se em compreender quais os processos psicológicos abrangidos dos na ilusão de ótica, quando o estímulo físico é percebido pelo individuo como uma forma diferente da que ele tem na realidade.Eles afirmam , ser a natureza humana um complexo , um todo fortemente estruturado. Segundo a gestalt, o psiquismo humano não pode ser analisado por pedaços, por funções isoladas, mas sim e sempre como um todo. Essa teoria tem a percepção como referencia e um dos temas centrais. Para os gestaltistas há relação entre o estímulo e a resposta, o estímulo que o meio fornece e a resposta do indivíduo, encontram-se o processo de percepção. O que o sujeito percebe e como percebe são dados fundamentais para a compreensão do comportamento humano. O confronto entre Gestalt / Behaviorismo se dá da seguinte forma – O Behaviorismo estuda o comportamento através da relação estímulo –resposta (individual). A Gestalt faz criticas a essa abordagem, por considerar que o comportamento , quando estudado de maneira única de um contexto mais amplo , pode perder o seu significado (o seu entendimento) para o psicólogo. Na ótica dos gestaltistas, o comportamento deveria ser estudado nos seus aspectos mais globais, levando em consideração as condições que alteram a percepção do estímulo. A BOA FORMA – A Gestalt encontra nesses fenômenos da percepção as condições necessárias para a compreensão do comportamento humano. A forma como percebemos um determinado estímulo irá desencadear nosso comportamento. Ex: Quantas vezes já aconteceu de cumprimentarmos a distância uma pessoa conhecida e, aproximar deparamos com um desconhecido.Um “erro” de percepção nos levou ao comportamento de cumprimentar o desconhecido. Se nos aspectos percebidos não há equilíbrio, simetria, estabilidade e simplicidade, não alcançarão à boa-forma.
A inclinação da nossa percepção em buscar boa-forma permitirá a relação figura-fundo. Quanto mais nítida a forma (boa-forma) mais fácil será distinguir entre figura e fundo.
Meio Geográfico e meio Comportamental – Comportamento é determinado pela percepção do estímulo!
Estímulo = meio ou meio ambiental.
Meio geográfico: meio físico, ele é objetivo. Meio comportamental: é a interação do indivíduo com o meio físico e implica a interpretação desse meio através das forças que regem a percepção (equilíbrio, simetria, estabilidade e simplicidade).
Entende-se Campo Psicológico como um campo de força que nos leva a procurar a boa forma. Esse campo de força psicológico tem uma inclinação que garante a busca da melhor forma possível em situações que não estão muito ordenadas.
Partindo da observação do comportamento espontâneo do cérebro durante o processo de percepção, chegou-se á criar leis que regem esta faculdade de conhecer os objetos. Esse processo ocorre a partir dos seguintes princípios:
Proximidade: Partes mais próximas umas das outras, em certo local, inclinam-se a ser vistas como um grupo. Elementos próximos uns dos outros tendem a ser vistos juntos e acabam por constituir uma única unidade.
- Semelhança:
...