A Importância dos Neurotransmissores no Funcionamento das Mais Diversas Funções Fisiológicas
Por: Lucas Braff • 7/6/2021 • Projeto de pesquisa • 439 Palavras (2 Páginas) • 121 Visualizações
A importância dos neurotransmissores no funcionamento das mais diversas funções fisiológicas
As principais células que compõem o principal sistema do nosso organismo são os neurônios. Bilhões de células atumultuadas no nosso cérebro estão constantemente em atividade captando impulsos nervoso recebidos pela visão, audição, paladar, tato e olfato. Cada neurônio está interligado com outro, fazendo diversas comunicações por meio de ramificações finais e de seu axônio. Entre cada ligação de um neurônio a outro existe a Fenda Sinápitca, onde ocorre esses impulsos nervosos. A denominação para tal evento é Sinapse.
Para que os impulsos nervosos possam passar por esse espaço, o primeiro neurônio, através dos impulsos que chegam a sua terminação, liberam substâncias químicas que estimulam ou inibem o neurônio seguinte.
Essas substâncias químicas sintetizadas e liberadas pelos neurônios são chamadas de neurotransmissores.
Os neurotransmissores são fundamentais para o nosso organismo. Eles refletem em nossas reações corporais e principalmente nas emoções.
Nossa qualidade e estilo de vida está totalmente interligada com a estimulação dos nossos neurotransmissores, responsáveis pelo nosso bem-estar, disposição, energia, humor, sono e entre muitos outros.
Praticando atividades que estimulem a liberação desses hormônios, a nossa qualidade de vida será muito melhor e nos prevenirá de doenças mentais como depressão, ansiedade e entre outros.
Realizando atividades físicas e sendo gratos estimulamos a dopamina, neurotransmissor responsável por diminuir a ansiedade, melhorar a energia e motivação; sendo otimista, comendo alimentos saudáveis estimulamos a serotonina, neurotransmissor responsável pela regulação do humor, melhora o ritmo cardíaco e facilita a tomada de decisões; tomando um pouco de sol e dormindo em ambiente totalmente escuro estimulamos a melatonina, responsável por melhorar a qualidade do sono e regeneração celular; recebendo massagens e fazendo exercícios físicos estimulamos a noradrenalina, responsável por reduzir o estresse e melhorar a cognição e o foco; comendo chocolate, tendo uma atividade sexual ativa, dar risadas e tendo contato com a natureza estimulamos a endorfina, responsável por reduzir a dor, melhorar da depressão, promover o bem estar e a sensação de felicidade.
Esses são alguns exemplos de neurotransmissores e como eles são importantes para a nossa qualidade de vida. Buscando estimulá-los, consequentemente, melhoramos diversas funções fisiológicas do nosso organismo. Por exemplo, estimular a dopamina previne a obesidade (causada pela ansiedade e falta de exercícios físicos) e melhora o sistema musculoesquelético; estimular a serotonina melhora a condição do nosso organismo ao todo (pela alimentação) e nossos sistemas cardíaco e nervoso; estimular a melatonina (pela qualidade do sono) melhora o nosso sistema nervoso através do descanso das células neurais; estimular a noradrenalina exercitamos o nosso corpo e consequentemente melhoramos o nosso sistema imunológico, cardiovascular e musculoesquelético; estimular a endorfina melhoramos o nosso sistema nervoso (prevenindo a depressão e promovendo o bem-estar).
...