A Melancolia Na Infancia
Por: neivamatos • 3/11/2016 • Trabalho acadêmico • 339 Palavras (2 Páginas) • 492 Visualizações
MELANCOLIA NA INFANCIA
De acordo com documentário, da Psicóloga Julieta Jerusalinski.
Hoje existem três patologias comumente diagnosticadas as nossas crianças.
TDAH ,TEA, TB, que são relacionadas á melancolia.
E passa a ser considerada doença, o que eram apenas sintomas. E automaticamente passam a ser medicadas. Pois se estão triste é sinal que falta serotonina.
A criação dos nossos filhos se tornam, automáticas. Como se estivéssemos educando robozinhos.
E isso desapropria o sujeito de se questionar, porque esta triste? E procurar o motivo do desconforto.
E nossas crianças estão cada vez mais objetivadas. Até mesmo porque seus pais não têm tempo, para estar com eles e acabam terceirizando esse contato.
A crianças, ficam com babas, em escolas, ou ficam com os pais ocupados, que os dão um iphone ou ipad, para que fiquem entretidos nos jogos e não necessitem de uma atenção que eles não podem dar.
Em relação ao nosso paciente L; ele fica a maioria do tempo com a babá, pois sua mãe trabalha e quando volta para casa não tem tempo de dar muita atenção a ele.
Ele não apresenta sintomas de melancolia, mas nos atendimentos quando está com sua mãe, demonstra que sente falta de maior tempo com ela.
Nas ultimas sessões, ele não permite que a mãe fique fora da sala. Insiste para que ela permaneça conosco.
Ele fez uma cirurgia e passou grande parte do tempo com a mãe, pois a mesma tirou licença para acompanhar a recuperação.
Isso fez com que ele sentisse, de alguma maneira mais atendido e protegido ao ver das terapeutas.
L, é uma criança doce, educada e muito inteligente. Sua mãe, quando o trouxe a terapia, sua queixa era agressividade e passou um diagnostico de varias suspeitas de patologias.
Como super dotado, alergias, problemas nos rins por fazer xixi na cama.
Isso demonstra que a mãe estava também na automatização dos diagnósticos, para que pudesse medicar e desaparecer os sintomas como num passe de mágica.
Nosso cotidiano esta colaborando para que não possamos perceber as necessidades de nossos filhos. E com isso acarretando novos sintomas em nossas crianças.
...