A OBSERVAÇÃO DO COMPORTAMENTO ANIMAL
Por: Deborah Almeida • 29/11/2018 • Trabalho acadêmico • 331 Palavras (2 Páginas) • 204 Visualizações
FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM E MEMÓRIA
ALUNA: DEBORAH DE ALMEIDA COELHO SILVA
MATRÍCULA: 201608132714
OBSERVAÇÃO DO COMPORTAMENTO ANIMAL
ANIMAL: BEAGLE ASTOR
O cachorro Astor, da raça beagle, foi observado durante um mês. Ele adorava ir na rua passear. Sempre que sua dona pegava a coleira, ele aparecia fazendo festa, pulando e algumas vezes até latindo. Sua dona sempre lhe dava um biscoitinho antes de sair. Ele comia afobado e iam para rua. A euforia só diminuia quando ele, de fato, já estava pelas calçadas caminhando.
Certo dia, sua dona comprou uma nova coleira e trocou a antiga pela nova. Porém, a nova coleira, não despertava nenhum entusiasmo no levado cãozinho. Quando a dona sacode a coleira antiga, Astor vem correndo. Sacudindo a nova, nada acontece. A dona usa a nova coleira para passear e mantém o ritual de antes dar um biscoitinho.
Os dias vão passando e a dona continua utilizando a nova coleira e o biscoitinho nos passeios. Até que um dia, ao pegar a coleira, a dona percebe Astor vindo correndo em sua direção. Pode ser que seja apenas coincidência, então a dona aguarda para testar novamente no próximo dia.
No dia seguinte, a dona sacode a nova coleira e vê o Astor correndo em sua direção. A nova coleira já desperta interesse no Astor como a antiga fazia, apenas através do som.
CONCLUSÃO
Trata-se de um caso de condicionamento clássico, a coleira velha é associada com biscoito + passeio que é uma sensação de prazer. Depois ocorre um pareamento do som da coleira com a situação biscoito + passeio. O som da coleira passa a ser um estímulo condicionado gerando a resposta condicionada do cão vir em direção a dona.
Inicialmente a coleira nova é um estímulo neutro, conforme passa a ser utilizada substituindo a coleira antiga, o som da nova coleira toma também seu lugar de estímulo condicionado, gerando a mesma resposta condicionada anterior. Ao ouvir o som da coleira, Astor corre em direção a dona.
E --- RI
EN
EC --- RC
...