A PROVA DE NEUROFISIOLOGIA
Por: helmer2 • 21/4/2021 • Trabalho acadêmico • 422 Palavras (2 Páginas) • 237 Visualizações
O burnout é uma síndrome psicológica em resposta aos estressores crônicos presentes no ambiente profissional e caracterizada por sintomas de exaustão emocional, despersonalização e reduzida satisfação pessoal com o trabalho, associada a sentimentos de incompetência e ineficácia. Qual relação podemos traçar entre Burnout e a Serotonina? (Quais as funções deste importante neurotransmissor?)
Quando o corpo identifica a falta da serotonina no cérebro, as transmissões de impulsos elétricos ficam prejudicadas e, com o passar do tempo, surgem reações em cadeia. A escassez do neurotransmissor pode interferir no humor, no sono, na alimentação, na vida sexual e na produtividade do indivíduo. A serotonina ajuda a equilibrar o humor e dá um impulso benéfico para a vida sexual, apetite, sono, memória, aprendizagem e temperatura. Além disso, media funções fisiológicas importantes, como os movimentos peristálticos, a manutenção da circulação sanguínea e a integridade cardiovascular. Burnout - "síndrome do esgotamento nervoso- queimar por completo" refere ao desgaste emocional e físico que a pessoa sofre graças ao estado de tensão e estresse crônico desenvolvida em consequência a um ambiente de trabalho nocivo.
Qual a importância da Bainha de Mielina na propagação do impulso nervoso no trajeto nervoso?
Sua função e de proteger o axônio. Ela acelera a velocidade da condução do impulso nervoso. Já a Mielina não é contínua, pois ela apresenta intervalos reguladores, formando os módulos de Ranvier.
Diferencie POTENCIAL DE AÇÃO X POTENCIAL DE REPOUSO
Quando está em repouso, a diferença de potencial D.D.P do neurônio é aproximadamente -75 mV, indicando que o interior da célula está negativo em relação ao meio exterior. O potencial de repouso ocorre quando o potencial de membrana não é alterado por potenciais de ação.
Explique uma das funções da Membrana Plasmática
PERMEABILIDADE SELETIVA: controle de entrada e saída de substâncias da célula.
Diferencie SINAPSE ELÉTRICA X SINAPSE QUÍMICA
Na sinapse elétrica, as correntes iônicas passam diretamente pelas junções comunicantes até chegarem às outras células, enquanto que na sinapse química a transmissão ocorre através de neurotransmissores.
QUAL A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DA NEUROFISIOLOGIA PARA ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL PSICÓLOGO?
As duas abordagens ajudam a entender como construímos e processamos as informações, a compreender os níveis neurológicos, a formação dos modelos mentais de aprendizagem, como também as formas de o indivíduo interagir com seu meio e entender a si mesmo, a formação dos comportamentos, impulsos, sentimentos, emoções e a influência dos estímulos externos em suas ações e reações. Podemos dizer que, quanto mais compreendemos nosso cérebro e seu funcionamento, mais compreendemos nossos comportamentos, potencializamos nossos resultados, uma vez que a relação entre Neurofisiologia e Psicologia é um excelente apoio nesse processo.
...