A PSICOFISIOLOGIA
Por: giigm10 • 27/3/2019 • Trabalho acadêmico • 11.023 Palavras (45 Páginas) • 192 Visualizações
PSICOFISIOLOGIA
UNIDADE 1 – Unidades básicas da fisiologia: organização geral do corpo
Sistemas > Órgãos > tecidos > formados de células.
Tecidos:
Tecido epitelial: revestimento e secreção.
Tecido conjuntivo: preenchimento, sustentação, transporte e defesa do corpo.
Tecido muscular: movimentação do corpo.
Tecido nervoso: recepção de estímulos (sensoriais) e condução de estímulos (motores).
O corpo humano é formado por diversos sistemas, que atuam juntos para garantir o funcionamento adequado do organismo. Esses sistemas podem ser definidos como conjuntos de órgãos que ajudam na função geral do sistema
Sistemas:
Sistema nervoso: formado pelo sistema nervoso central, constituído por encéfalo e medula espinal, e pelo sistema nervoso periférico, constituído pelos nervos e gânglios, esse sistema capta estímulos do meio externo e interno, bem como desencadeia respostas para esses estímulos.
Sistema endócrino: ele é formado por todas as glândulas endócrinas do corpo, tais como a hipófise, tireoide, pâncreas, adrenal, testículos e ovários. Sua função principal é garantir a produção de hormônios (que são secretados na corrente sanguínea) e, portanto, o controle das funções biológicas e a homeostase.
Sistema esquelético: constituído basicamente por ossos e cartilagens. Funções: garantir a movimentação e sustentação do nosso organismo; proteger órgãos vitais de impactos; produzir células sanguíneas (medula óssea) e atuar como depósito de cálcio e fósforo.
Sistema articular: formado pelas articulações entre os ossos. Função: o tipo de união determina a quantidade de movimentos que é produzida por cada tipo de articulação. Exemplo: articulação sinovial do joelho com líquido, que evita atrito em uma articulação, permitindo amplos movimentos.
Sistema muscular: composto pelos músculos. Funções: 1) músculo estriado cardíaco só é encontrado fazendo revestimento e contração involuntária do coração; 2) músculo liso faz revestimento e contração involuntária dos órgãos internos (exemplo: intestino, estômago etc.); 3) músculo estriado esquelético é superficial, faz contração voluntária e está localizado preso aos ossos (exemplo: bíceps, tríceps etc.).
Sistema cardiovascular: é composto pelos vasos sanguíneos de grande calibre (artérias e veias), vasos de pequeno calibre (capilares) e o coração. Funções: garantir que oxigênio e nutrientes sejam levados até as células e os produtos indesejáveis sejam removidos. A circulação pulmonar propele o sangue por meio dos pulmões para as trocas de O2 e CO2, e a circulação sistêmica propele o sangue para os demais tecidos.
Sistema linfático: constituído pela linfa, vasos linfáticos, linfonodos e órgãos linfoides (baço, timo, medula óssea e as tonsilas). Funções: esse sistema recolhe o líquido intersticial e devolve para o sangue, além de ajudar na defesa do organismo.
Sistema respiratório: formado por nariz, faringe, laringe (com as cordas vocais), traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos. Funções: suprir o organismo com O2 e retirar dele o CO2; defesa contra agentes agressores; fonação. As vias aéreas consistem em uma série de tubos que se ramificam e se tornam cada vez mais estreitos, curtos e numerosos. Nas vias aéreas superiores (nariz, faringe, laringe, traqueia), o ar é umidificado, aquecido e conduzido até a via aérea respiratória (alvéolos junto aos capilares sanguíneos) — superfície de trocas gasosas do pulmão.
Sistema digestório: o trato gastrointestinal – TGI é composto pela boca, faringe (em comum ao sistema respiratório), esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e glândulas associadas, tais como as salivares, o fígado e o pâncreas. Funções: 1) motilidade (capacidade ou facilidade de se mover) realizada pela musculatura do TGI propicia mistura, trituração e progressão do alimento; 2) secreção de enzimas pelo estômago e intestino, além dos órgãos anexos, para especificamente quebrar cada tipo de alimento; 3) digestão é a quebra dos alimentos pelas enzimas em moléculas menores; 4) absorção dos nutrientes pelo intestino delgado e de água e vitaminas pelo intestino grosso para a circulação sistêmica; 5) excreção do que não foi absorvido.
Sistema urinário: formado por rins (produção da urina), ureteres (condução), bexiga (armazenamento de urina) e uretra (eliminação). Funções: excreção de produtos indesejáveis do metabolismo, regulação do balanço de água e dos eletrólitos, regulação da pressão arterial, secreção, metabolismo e excreção de hormônios. Os néfrons são a unidade funcional do sistema renal presente dentro do rim, fazendo filtração, reabsorção e secreção de substâncias para a formação da urina.
Sistema genital masculino: é formado por dois testículos (formação dos espermatozoides e produção dos hormônios masculinos), dois epidídimos (armazenamento dos espermatozoides), dois ductos deferentes (condução dos espermatozoides), pênis e glândulas anexas, como as duas vesículas seminais, a próstata e as glândulas bulbouretrais. Funções: produção dos espermatozoides (gameta masculino) e do hormônio testosterona, enquanto as glândulas produzem substâncias nutritivas para os espermatozoides e alcalinas (para proteger do pH ácido da cavidade vaginal) e substâncias lubrificantes. O sêmen é composto pelos espermatozoides, líquido das vesículas seminais, líquido da próstata e pequena quantidade de líquido das glândulas bulbouretrais.
Sistema genital feminino: é formado por dois ovários (produção dos óvulos e hormônios femininos), duas tubas uterinas (condução do óvulo e local da fecundação), útero (local de implantação do óvulo fecundado), cavidade vaginal e estruturas genitais externas, como: monte pubiano, clitóris, grandes lábios, pequenos lábios, orifício da uretra (saída da urina), orifício
...