A Psicofisiologia do sistema nervoso
Por: heliomaguele • 12/5/2017 • Trabalho acadêmico • 2.233 Palavras (9 Páginas) • 7.186 Visualizações
surge no contexto da cadeira de Psicologia Geral que vai centralizar˗se na Psicofisiologia do sistema nervoso.
A Psicologia é uma ciência que estuda o comportamento e os processos mentais no indivíduo.
A Fisiologia é uma ciência que estuda a estrutura biológica de um indivíduo. A psicofisiologia surge no âmbito de esclarecer os fundamentos biológicos do comportamento.
Objectivos:
Geral:Específico: Distinguir as diferentes funções do sistema nervoso.
Psicofisiologia
Fisiologia: estuda as estruturas biológicas.
Psicologia: preocupa se com o estudo do comportamento humana
Então surge a psicofisiologia no âmbito de esclarecer os fundamentos biológicos de comportamento.
DRAWNN (1859) propõe uma teoria da evolução a qual tenta explicar os mecanismos responsáveis ou vertentes pela adaptação ao meio. A teoria da evolução estabelece que todos os organismos vivem descende de um número mais pequeno de organismo.
A psicofisiologia preocupam – se com acção e comportamentos e os órgãos de corpo integral sistema nervoso endócrino, órgãos sensoriais. Temos como base o sistema nervoso.
Origem do sistema nervoso
O sistema nervoso começa com os organismos unicelular (protozoários) para os pluricelular que tem mas que uma célula.
Pluricelular por exemplo medusa, anémona-do-mar estudo do mar que possuem indício do sistema nervoso que não e centralizado. Possuem um S.N. Ramificado ou difuso em forma de rede e não possui uma extremidade.
O sistema nervoso ganglionar
É a fase do desenvolvimento de gânglios frontais em alguns organismos da vida animal. (minhocas) possuem um bloqueio frontal na sua extremidade composta por antenas hidroreceptores que lhe permitem identificar a humidade. É nas minhocas onde começa a surgir os princípios de centralidade do sistema nervoso.
A extremidade nervosa da minhoca localiza-se no gânglio frontal a que constitui o centro da actividade nervosa, o sistema nervoso centralizado.
O surgimento de formas mais complexas (comportamento intuitivo)
Possui receptores altamente especializados: receptores de sabor na cavidade bocal e nas patas, e os receptores de vibração que se localizam nos tímpanos das pessoas. Os receptores permitem transmitir estímulo até ao gânglio frontal para a sua descodificação.
O comportamento do insecto parece racional, contudo conclui – se que esse tipo de comportamento é instintivo e não racional porque este organismo está dotado de programa de congénitas (hereditárias) que lhe permite exercitar movimento complexo.
Comportamento individual variável dos animais vertebrados e o aparecimento do sistema nervoso central
A estrutura do sistema nervoso nos animais vertebrados é mais complexa do que animais invertebrados. Nos vertebrados os estímulos são captados pelos órgãos nervosos e transportados para o cérebro onde são analisados e estabelecidas novas conexões. O cérebro é o órgão responsável por receber informação, analisa – lá para reagir de acordo com as suas necessidades.
As respostas aos estímulos do exterior são diversificadas, dependendo do tipo de vertebrado.
O CEREBRO
[pic 1]
Cérebro
O cerebelo é responsável pela coordenação da acção motora e manutenção da harmonia dos movimentos, posição e equilíbrio corporal. Divide se em duas partes ou hemisférios, hemisfério esquerdo e hemisfério direito.
Hemisfério da linguagem, sendo responsável pelas representações lógicas e analíticas que desenvolvemos da realidade que nos rodeia.
O hemisfério direito especializada na compressão holístico dessa realidade na construção de conceito abstractos e reconhecimentos de padrões.
Os hemisfério cerebrais encontram – se envolvidos por uma camada muito fina designado de cortes cerebral.
Nas camadas distinguem se duas áreas fundamentais a de projecção e a da associação.
Nas áreas protecção, motoras ou sensoriais encontram se projectadas ou representadas as informações referentes aos movimentos ou as sensações. Associações estão provavelmente implicadas nos processos mentais superiores.
O cérebro é uma outra componente do sistema nervoso cuja responsabilidade é coordenar os movimentos e intervir no equilíbrio do corpo e na orientação.
Desempenha duas função fundamentais;
- Coordenação da actividade motora;
- Manutenção da harmonia dos movimentos do nosso corpo e a mente a posição do equilíbrio do corpo.
. Www. Corpo humano hpg.ig.
O sistema nervoso compreende o conjunto de órgão que transmitem a todo o organismo os impulsos necessários aos movimentos e as diversas funções e recebem do próprio organismo e do mundo tendo as sensações.
Bases Anatómicos e Fisiologia Da Conduta
Para compreender o comportamento humano e necessário conhecer o comportamento de organismo e o seu funcionamento.
No ponto de vista fisiológico importa nos falar sobre o sistema nervoso.
Sistema nervos compreende o conjunto dos movimentos e as diversas funções que recebem do próprio organismo do mundo interno e externo as sensações.
O sistema nervoso constitui, o centro da actividade comportamental do ser humano, é constituído por uma rede complexa de células nervosas cuja função é regular as reacções ou respostas do mundo externo.
(Blakemore & Frith, 2009) defende que A unidade básica do SN é o neurónio, uma célula nervosa. Na ordem dos biliões em cada humano, número inalterável ao longo da sua vida. Do ponto de vista psicofísico e psicofisiologica, os neurónios são responsáveis pela formação dos impulsos nervosos provocados por estímulos, formando-se a partir de fenómenos de transdução que transformam a estimulação física em matéria electroquímica, depois é integrada e coordenada nestas células por via de processos sinápticos.
Estrutura de neurónio
[pic 2]
O núcleo neurotransmissor tem um papel importante na transmissão dos estímulos recebidos no mundo exterior em impulsos nervosos umas das componentes importante de neurónio e o sono.
Abainha de mielina tem a função de isolante e permite que a mensagem passa mas depressa de um neurónio para outro.
Os dentritossinapse
A ligação de neurónios
O sistema nervoso é o sistema altamente organizado que advêm da combinação de células especializadas neurónio (nervosos), neurónio sensoriais e de conexão.
...