A PSICOLOGIA E A FORMAÇÃO E PROFESSORES
Artigos Científicos: A PSICOLOGIA E A FORMAÇÃO E PROFESSORES. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Edi2006aug • 13/11/2013 • 299 Palavras (2 Páginas) • 314 Visualizações
A PSICOLOGIA E A FORMAÇÃO E PROFESSORES
De acordo com o texto, o conhecimento psicológico contribui para melhorar a compreensão e explicação dos fenômenos educativos, porém o seu estudo deve facilitar igualmente a ampliação e aprofundamento do conhecimento psicológico. A construção de conhecimentos teóricos só é possível através dos conhecimentos práticos. Ainda é necessário prestar especial atenção aos processos de comunicação que se desenvolvem tanto na sala de aula como na escola com um todo, foi o que percebi dos professores cursistas do PIE-Professores no Início da Escolarização onde o grande trunfo é conseguir aliar teoria e prática. Foram analisadas a partir de três categorias: o exercício reflexivo, o papel ativo do aprendiz e o papel do outro.
A reflexão envolve necessariamente um mergulho teórico a partir da realidade vivida em sala de aula, poderá ainda compreender a teoria, reconhecer seu valor e provocar transformações em suas atividades.
O papel ativo é também uma das questões muito enfatizada e observada em todos os níveis de discussão do curso. Descobriram que o conhecimento precisa ser construído a partir das situações da vida diária e que precisam, para isso, agir sistematicamente sobre ele.
O papel do outro, é a percepção de que o outro tem num papel muito importante na aprendizagem, ou seja, que podem compartilhar com aqueles que enfrentam os mesmos problemas, as mesmas dificuldades e obter apoio daqueles que já passaram por situações semelhantes.
Em entrevista com as professoras formadas em Pedagogia e juntamente com o texto lido, pude perceber que a Psicologia da Educação auxilia o professor a desenvolver conhecimentos e habilidades, além de competências, atitudes e valores que possibilitem a ele ir construindo seus saberes docentes a partir das necessidades e desafios que o ensino, como prática social, lhe coloca no cotidiano onde muitas vezes a realidade é diferente da teoria.
...