A Psicoeducação Ansiedade
Por: caduseixas • 9/8/2019 • Seminário • 270 Palavras (2 Páginas) • 225 Visualizações
ANSIEDADE é um sentimento vinculado ao fato de INTERPRETARMOS uma situação REAL ou IMAGINÁRIA como sendo perigosa.
Sinônimos de ansiedade para a psicologia é AMEAÇA e VULNERABILIDADE.
Estados estes que ativam um ALARME FALSO ANTECIPATÓRIO de alerta e ATENÇÃO aos estímulos que consideramos perigosos.
Em um ESTADO DE ALERTA/AMEAÇA, é humanamente impossível o nosso corpo não responder com SINTOMATOLOGIA FISIOLÓGICA a essas interpretações, já que, em termos de sobrevivência, como está em ameaça, o corpo precisa mudar o funcionamento para te ajudar a LUTAR OU FUGIR.
Por isso, é também impossível não sentir DESCONFORTO frente a ansiedades.
Também é comum, tentarmos manter o CONTROLE sobre a situação, até aí sem problemas, o problema é que o estado de ansiedade EXIGE um controle em situações FUTURAS, de maneira ANTECIPATÓRIA, como forma de previsão. Infelizmente, isso é impossível. Controle só se tem atuando no PRESENTE.
A sensação de controle só vem de duas maneiras: atuando sobre os sintomas através da COGNIÇÃO e passando pelo fenômeno da HABITUAÇÃO, que só é possível de forma gradativa, vivenciando a EXPOSIÇÃO ao DESCONFORTO até a TOLERÂNCIA e RELAXAMENTO final dos sintomas ansiogênicos causados pela nossa INTERPRETAÇÃO DO FATO.
AUTOMATISMOS QUE IMAGINO EM SITUAÇÕES ‘PERIGOSAS’ | QUE SENTIMENTOS COMEÇO A TER POR CAUSA DISSO | QUAIS SINTOMAS FISIOLÓGICOS APARECEM NO CORPO | O QUE COSTUMO FAZER NESSAS SITUAÇÕES |
QUAIS PENSAMENTOS ALTERNATIVOS POSSO TER ALÉM DOS AUTOMÁTICOS QUE ATIVO?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
...