Ansiedade e estresse no trabalho
Artigo: Ansiedade e estresse no trabalho. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: valmirjunior75 • 1/12/2013 • Artigo • 977 Palavras (4 Páginas) • 646 Visualizações
Centro Universitário Estácio da Bahia
Curso Superior
Gestão da Segurança Privada
Alunos:
Disnei F. Melo
Gestão de Segurança Privada
Relacionamento Interpessoal
Trabalho AV- I – Estácio 2013.1
Ansiedade e estresse no trabalho.
Em uma sociedade cada vez mais separatista, de um mundo globalizado, de mercados cada vez mais competitivo, de um lado o dia de hoje buscando entender o ontem pra produzir o amanha, encontramos pessoas. Pessoas estas, que por muito estão ao meio deste colapso mundial da competitividade. De um mundo separatista, englobado a tantas mudanças que por muito não conseguimos acompanhar, porem as pressões vem a atormentar nossos dias e a invadir nossas noites, causando verdadeiras insônias, logo o corpo tendo a pagar o peso da mente. Inicia-se um final muitas vezes fatal ao indivíduo, ao indivíduo que sobrecarrega se das atividades muitas vezes impostas por seus lideres, e com isso uma pesada e sublime ansiedade, acarretada de males que a saúde vai regredindo com fortes consequências.
Encontramos casos em que todos esses males pode até levar o cidadão a um trágico fim de percepção da saúde, os casos de saúde mental no trabalho é tão serio que algumas sociedades vem estudando e buscando entender como resolver situações do tipo.
“Recentemente, o Instituto Nacional para Saúde e Excelência Clínica (Nice), entidade da Grã- Bretanha que ajuda a regular questões de saúde naquele país, emitiu diversas recomendações aos empregadores da Grã- Bretanha para proteger a saúde mental dos trabalhadores. Segundo o Nice, o governo local gasta cerca de 46 bilhões de dólares por ano com doenças mentais associadas ao trabalho, problema que atinge o mundo todo”.
Fonte: (http://www.jajapersonal.com, 26/03/2013)
Estresse e ansiedade causados por problemas no trabalho podem ser danosos para a saúde geral do empregado, assim muitos estudos apontam e as empresas já começam algumas empresas buscam meios para melhorar a qualidade de vida dos funcionários e, consequentemente, aumentar o rendimento de seus trabalhadores.
É no ambiente de trabalho, no cumprimento de tarefas ocupacionais, que as pessoas passamos grande parte de suas vidas. Por isso, precisamos sentir- se bem neste ambiente, valorizadas, fazendo parte do contexto e em um clima favorável à ascensão profissional, avalia a Psiquiatra Eunice Zanatta.
Fonte: (http://www.jajapersonal.com, 26/03/2013).
Situações de estresse e ansiedade eventualmente ocorrem em todo ambiente de trabalho, mas o problema surge quando esse estresse e ansiedade se tornam patológicos, prejudiciais a saúde do trabalhador. Talvez o ambiente de trabalho tenda a se modificado e acompanhar o avanço das tecnologias com mais velocidade do que a capacidade de adaptação dos trabalhadores. Os profissionais vivem hoje sob contínua tensão, não só no ambiente de trabalho, como também na vida em geral, com o dia a dia de cada empresa, escritório, fabricas, etc; Entender a discriminação de cada problemática é a intenção de quem deve querer resolver esta incógnita que é as doenças psicológicas do trabalho, o que ainda pode trazer outras maléficas a saúde dos trabalhadores, como por exemplo, por problemas psicológicos o trabalhador pode adquirir sequelas por acidentes de trabalho, todas essas maléficas geram transtornos incalculáveis tantos as empresas como aos trabalhadores e familiares.
O desgaste emocional a que pessoas são submetidas nas relações com o trabalho é fator muito significativos na determinação de transtornos relacionados ao estresse, como é o caso das depressões, ansiedade patológica, pânico, fobias, doenças psicossomáticas, etc. As pessoa com esse tipo de estresse ocupacional não responde à demanda do trabalho e geralmente
...