A Psicologia Como Disciplina Científica
Monografias: A Psicologia Como Disciplina Científica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: SilmaraRF • 24/11/2013 • 397 Palavras (2 Páginas) • 1.009 Visualizações
A psicologia como disciplina científica
A psicologia dissocia-se da filosofia e torna-se independente a partir do momento que cria-se uma ampla necessidade de aprimoramento dos assuntos que até então eram abordados de maneira filosófica. O contexto histórico que proporcionou isso está indissoluvelmente relacionado com a ascensão do capitalismo e consequente surgimento da industrialização mundo a fora, que influencia numa nova maneira de ver e compreender o mundo.
Nesse cenário, através de graduais avanços, criou-se, finalmente, em 1879 o primeiro laboratório de psicologia experimental e também a primeira revista especializada em psicologia. Estes feitos tornaram-se possíveis graças ao fisiologista Wilhelm Wundt, que sofreu influências diretas de Fechner. Dessa forma, a psicologia como disciplina científica surge com o intuito de estudar a percepção, a atenção, o sentimento, a reação e outros temas.
Anterior à isso, Fechner deu um grande passo para a oficialização da disciplina. Ele realizou a primeira experiência registrada que visava compreender a relação estímulo-sensação e pôde chegar à conclusão de que a intensidade da sensação não consegue acompanhar a intensidade do estímulo.
Por outro lado, Wundt, médico especialista em fisiologia, adotou como objeto de estudo a própria consciência, através de métodos experimentais respaldados nas ciências naturais e físicas. Wundt caracterizou a mente como um objeto ativo, capaz de se auto-organizar. Este processou ficou conhecido como voluntarismo. Através dele, Wundt desenvolveu o método da introspecção, onde realizava-se um auto-exame do estado mental ou um método de percepção interna.
O método de Wundt inovou ao propor o controle experimental preciso sobe as condições de execução da introspecção. Por isso criou-se uma série de regras que deveriam ser seguidas pelos pesquisadores e estudiosos que atuavam no laboratório de psicologia experimental em Leipzig. O intuito de Wundt era aproximar ao máximo a psicologia das outras ciências que obtinham resultados exatos e concretos.
O laboratório foi muito aclamado pelo público acadêmico europeu, mas os americanos foram os principais responsáveis pela reprodução do modelo científico. Por outro lado, embora tenha havido uma aceitação e expansão muito grande desse modelo científico, a teoria de Wundt foi fortemente negligenciada. William James, Eduard Titchner, Eduard Thorndike, foram os americanos responsáveis pela continuação do projeto iniciado por Wundt, com a criação de três linhas teóricas da psicologia: Funcionalismo, Estruturalismo e Associacionismo, respectivamente.
Autores:
Camilli Bastos Afeche, Naiza Oliveira Santos, Silmara Ribeiro Ferreira, Romário Reat Vale S. Cavalcante
Universida Bandeirante Anhanguera de São Paulo – 2º Semestre de Psicologia (noturno).
...