A Psicologia Educacional
Por: Mayara Tonet • 31/10/2017 • Relatório de pesquisa • 341 Palavras (2 Páginas) • 190 Visualizações
Psicologia Educacional
A psicologia educacional é um campo que acerca as problemáticas referentes à educação e aos processos de ensino e aprendizagem nas crianças e adultos (ligando-se a psicologia do desenvolvimento).
Adequa-se a esse profissional analisar as estratégias educacionais no quesito de eficácia, elaborar projetos do âmbito educacional, assim como ajudar a aprimorar as capacidades das crianças que possuem algum tipo de dificuldade quanto a sua aprendizagem, em instituições educativas, além de também colaborar com o funcionamento da instituição enquanto organização. Tendo isso em vista, o psicólogo educacional pode intervir, assim como psicólogo clínico, em dificuldades mentais e emocionais, sejam elas: relações abusivas, traumas, dificuldades de memória, etc. Além disso o profissional busca analisar a essência da aprendizagem, entender as diferenças individuais, resolver problemas em sala de aula, desenvolver as habilidades necessárias e estimular interesse em ensinar e aprender, compreender os métodos eficazes de ensino, compreender a Saúde Mental, fornecer orientação e aconselhamento, entender os princípios da Avaliação, infundir uma disciplina positiva e criativa e buscar autoconhecimento.
Tendo em vista que mudanças efetivas só ocorrerão a partir do envolvimento do psicólogo com as questões concretas da educação, para obter resultados e análises francas os profissionais devem se apoiar em métodos e teorias de psicologia do desenvolvimento, psicologia comportamental e psicologia cognitiva, para que assim possam desenvolver e se basear em um quadro completo do processo de aprendizagem (usam testes, medição e estudos de observação para melhorar o processo de ensino para alunos individuais e em diversos contextos educacionais).
O psicólogo tem, em qualquer contexto, a árdua tarefa de criar pontes entre o conhecimento psicológico e a prática educativa, garantindo assim, que a sua intervenção produza mudanças positivas, desejáveis e expectáveis à luz de um marco explicativo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANTUNES, M. A. Psicologia escolar e educacional: história, compromissos e perspectivas. Cad. Psicopedag.; São Paulo , v. 6, n. 11, 2007.
PATTO, H. S. Introdução à Psicologia escolar. São Paulo. Queiroz Ed. 1981.
SOLÉ, I.; e COLL, C.; Os professores e a concepção construtivista. Porto Alegre: Artmed, 1999.
...