A Psicologia Educacional
Por: ITALO SIMAO • 19/11/2018 • Trabalho acadêmico • 274 Palavras (2 Páginas) • 143 Visualizações
Relatório da Visita
Introdução.
A visita Escolar foi realizado na instituição Escola Convívio Núcleo Nacional, tendo como entrevistada e auxiliado na visita da institucional a Psicóloga Denise .
Escola Convívio Núcleo Nacional foi fundada em 2002, em Belo Horizonte, a escola Convívio é uma Instituição comprometida com a educação integral e de qualidade, com formação no Maternal um até o Quinto ano.
O Psicólogo é o profissional que em sua formação tem a possibilidade de aprender sobre o desenvolvimento humano, relações interpessoais, e processos de aprendizagem de modo mais aprofundado. Por isso o motivo da visita técnica a Instituição foi vivenciar o papel do Psicólogo Educacional/Escolar a partir de sua contribuição da com os demais profissionais envolvidos em atividades educacionais (professores, diretores, coordenadores, educadores e claro alunos) oferecendo contribuições da Psicologia (do Desenvolvimento, Aprendizagem, Ensino, Social), para melhorias nos processos de ensino e de aprendizagem.
Proporcionado para nos estudantes de psicologia uma experiência de transformando deste ambiente em lugar crítico e reflexivo que possibilite um levantamento das necessidades dos usuários, para que possa ser oferecido um atendimento acolhedor.
Na instituição foi entrevistado a psicóloga Denise... além de ser psicóloga, se especializou em psicomotricidade. Sua atuação no campus e como professora e Psicóloga. Segundo Denise a psicomotricidade tem ajudado a desenvolver e fazer grandes trabalhos na instituição, uma vez que contribui para formação e estruturação do esquema corporal, ou seja, através das práticas corporais (jogos, brincadeiras e expressão simbólica faz com que aumenta a capacidade de interação da criança com o meio, facilitando a conquista da autonomia efetiva e intelectual da criança possibilitando novas descobertas de aprender.
“Transformar a escola e quem sabe, a longo prazo, transformar a sociedade”
...