A Psicologia Educacional
Por: Higor Duarte • 7/12/2020 • Trabalho acadêmico • 332 Palavras (2 Páginas) • 175 Visualizações
Conforme apresentado no texto, diversos países buscam o titulo de berço da psicologia educacional, porem as concepções, procedimentos e iniciativas voltadas a psicologia escolar surgem mais ou menos na mesma época tanto na Europa quanto na América na qual tem como principal aspecto de impulsionamento a expansão do ensino público nas cidades, expansão está que acarretou um aumento na busca de profissionais que fornecessem auxilio para a crescente ocorrência de problemas voltadas com os menores.
A psicologia escolar se desenvolve sobre dois eixos na qual o primeiro está voltado a utilidade social que demonstra sempre que a psicologia tem em vista pôr-se a promoção de saúde bem estar do ser humano. Já o segundo eixo apresenta as controvérsias, pois a psicologia apresenta uma diversidade de teorias, modelos e concepção até mesmo em seus subcampos de atuação o que possibilita aos profissionais da área uma variedade de postura e perspectivas de como é vista a educação escolar e o papel não qual ele tem dentro da instituição escolar e na sociedade.
Dentro do eixo da controvérsias destaca-se também as formas de se construir a forma de atuação do psicólogo dentro das instituições como também a visão na qual são concebida as atribuição daquele profissional dentro da instituição, além do relação com aqueles que estarão responsável por estes profissionais dentro das instituições e organizações, sejam ela publicas ou privadas.
O texto apresenta também o surgimento da psicologia educacional nos Estados Unidos tendo como um dos grandes pioneiros Stanley Hall, que por ter interesse voltados a temas e problemas relacionada ao desenvolvimento e ao processo educacional originou grandes números de relatos e pesquisas, artigos e livros.
Stanley Hall é o primeiro a fundar uma associação nacional para estudos de crianças para a produção de conhecimento e após intensificar seus estudos sobe as crianças tem como resultado a criação de sociedades de estudos da criança em diversos países.
Após a universalização do ensino público nesta época a psicologia escolar estava voltada diretamente as patologias e ao atendimento clinico.
...