A Psicologia do Trabalho
Por: Vivianecheirosa • 8/5/2015 • Dissertação • 500 Palavras (2 Páginas) • 168 Visualizações
12 de Fevereiro de 2014.
EREM Senador Vitorino Freire – Pólo Arcoverde
Curso Técnico em Segurança do Trabalho
Viviane Santos de Brito
Disciplina: Conhecer Os Aspectos Psicológicos Que Contribuem Para O Aumento Da Incidência De Acidentes De Trabalho, Agindo Sobre Eles Por Meio De Práticas Saudáveis Na Organização.
Professora: Cynthia Andrade
Atividade Semanal 3 de Psicologia do Trabalho
Indústria de Produtos de Limpeza Santos e Ltda
Relatório de Saúde e Segurança do Trabalho
Ilustre Diretor
Em cumprimento às disposições legais, competentes ao Técnico em Segurança do Trabalho, submeto este relatório, para que venha ser analisado pelo senhor e sua equipe, tendo em vista um melhor desenvolvimento da empresa em parceria com seus colaboradores, de um modo geral. Considerando que sejam necessárias novas propostas e técnicas para promover a saúde e segurança do trabalhador e também oferecer um melhor serviço ao cliente, gerando um respaldo positivo para a empresa. Tomando como princípio de que, a melhor forma de se obter sucesso nos negócios é trabalhar com profissionais satisfeitos, motivados e acima de tudo qualificados para a função a qual venham desempenhar.
Como Técnico de Segurança do Trabalho concluí que, os colaboradores são a alma da empresa e que quando trabalham motivados e são valorizados pelo empregador, desempenham bem as suas funções e conseqüentemente têm uma qualidade de vida satisfatória dentro e fora da empresa. Partindo desse princípio, para que esta empresa alcance as metas e objetivos almejados, deve-se primeiramente ter como base o diálogo entre as lideranças e subordinados, onde os líderes devem conhecer as necessidades de seus subordinados, estando abertos a críticas, idéias e sugestões, para melhor andamento da mesma, aonde o funcionário não vai se sentir apenas mais um, e sim parte da organização, onde vai colaborar para o seu bom funcionamento e êxito. É essencial que a empresa ofereça aos seus colaboradores cursos de capacitação e qualificação profissional, um ambiente de trabalho saudável e seguro, equipamentos e maquinário necessários e em boas condições de uso, pausas suficientes para descanso, área de lazer (jogos, academia de ginástica, exercícios laborais, yoga, práticas esportivas, dentre outros), jornada de trabalho flexível, equipe médica disponível, incluindo atendimento psicossocial. Atendendo a essas necessidades do colaborador, a empresa estará não só colaborando para a qualidade de vida de seus profissionais, como também para seu próprio desenvolvimento, ao se destacar no mercado pela qualidade de seus serviços e servir de espelho para outras organizações, ao se preocupar e colaborar com a saúde física e mental de seus colaboradores.
Sendo imprescindível o papel do Técnico de Segurança como educador nesse processo, a partir do momento em que é responsável direto por uma equipe, e deve colaborar para o êxito das atividades (palestras, orientações e treinamentos), tendo que agir com sabedoria ao se deparar com situações de conflitos, rejeição e negação, que possivelmente irão surgir. Atuando com persuasão e autoridade, identificando alterações de comportamento incomuns em sua equipe e encaminhar ao setor responsável, e sempre com profissionalismo.
...