A Síndrome de Bornout
Por: denivalalves • 2/12/2017 • Relatório de pesquisa • 357 Palavras (2 Páginas) • 253 Visualizações
TAREFA 4.1
SINDROME DE BORNOUT
- O QUE LEVA UMA PESSOA A DESENVOLVER A SÍNDROME? PERFECCIONISMO OU PRESSÃO DO TRABALHO.
Sabe-se que o termo BORNOUT se aplica somente no ambiente laboral e que a sua tradução em inglês significa chamuscado, queimado, calcinado por um fogo que alastra e consome o indivíduo de forma intensa. Podemos dizer que esta síndrome pode ser desenvolvida por alguns fatores, tanto pessoais, como profissionais e sociais; e por isso podemos dizer que ela se aplica como causa, tanto devido ao esgotamento no trabalho devido ao acúmulo de tarefas e as cobranças excessivas; como também devido ao perfeccionismo da pessoa e o foco que ela possa ter no trabalho, juntamente com o estresse prolongado.
- COMO RECONHECER OS SINTOMAS?
Esta síndrome é uma doença de diagnóstico difícil pois ela pode ser confundida com a depressão.
Mas algumas diferenças podem identificá-la e entre elas podemos citar o cansaço devastador que acomete a pessoa e a falta absoluta de energia no dia a dia e também no desenvolvimento de suas tarefas laborais. A pessoa acometida tem dificuldades de concentração, além de ficar mais irritada, desmotivada, desanimada e com uma sensação de fracasso.
A vida da pessoa acometida, fora de seu local de trabalho também passa a ser afetada, com dificuldades de relacionamento e com comportamento de uma pessoa doente, apesar de visivelmente o corpo apresentar-se de forma saudável aos olhos das pessoas ao seu redor.
- O QUE FAZER NESTA SITUAÇAO?
A síndrome de BORNOUT é um mal reconhecido pela OMS (organização mundial de saúde) e também pelas leis brasileiras como sendo uma doença ocupacional. Por isso dependendo do caso e de sua gravidade deve ocorrer o afastamento da pessoa para se debelar a síndrome. A utilização de antidepressivos durante o tratamento pode fornecer certo alívio, porém vale ressaltar que este é um tratamento amplo e compreende mais coisas a abordar, como por exemplo a psicoterapia, meditação, técnicas de relaxamento, entre outras. Mas o mais importante de todos os tratamentos é a alteração de postura da pessoa acometida. Existe uma necessidade de a pessoa desacelerar o ritmo, envolvendo com coisas que ela realmente goste e não colocar o trabalho acima de tudo na vida.
...