Trabalho Sobre Bornout
Por: Matteus Alves Silva • 21/11/2020 • Artigo • 331 Palavras (2 Páginas) • 143 Visualizações
INTRODUÇÃO
A síndrome de Bornout é um mal que afeta grande parte da sociedade contemporânea. Profissionais de diversas áreas, principalmente aqueles que atuam em hospitais, sofrem com características peculiares da síndrome decorrentes da exaustão por excesso de trabalho. Segundo a OMS, os números tendem a crescer nos próximos anos. “o estresse mental sozinho responde por 11% das reclamações por doenças nos Estados Unidos...”. “A incidência no Brasil não deve se distanciar muito dos dados levantados em outros países, tendo em vista que o quadro se repete...” (Murofuse,N.T.;Abranches,S.S.;Napoleão,A.A. in:Reflexões sobre estresse e Bornout e a relação com a enfermagem). No Brasil, 30% dos trabalhadores já sofrem com sintomas, e ainda, foi constatado um aumento de 114,8% de trabalhadores que foram afastados e recebem benefício.
O ritmo acelerado de produção pelas industrias durante a 2ª revolução industrial, causou uma relação demasiadamente diferente do indivíduo com o tempo. A velocidade presente nos meios de produção, ignora fatores de extrema importância para o respeito dos limites psicológicos, fazendo surgir uma série de novos transtornos da atualidade.
Com uma sociedade cada vez mais competitiva, apesar dos fatores estressantes serem característicos de cada indivíduo, o Bornout se faz presente em todos os tipos de ambiente de trabalho. Depressão e ansiedade também são desencadeantes do transtorno, que são muito mais comuns nos dias atuais. O desamparo aprendido, fatores que prejudicam a aprendizagem e transtornos de personalidade, também são reconhecidos como relevantes.
Dessa forma, objetivou-se realizar um artigo que vise explanar acerca da síndrome de Bornout, bem como correlacionar os fatores desencadeantes advindos do contexto histórico e social no qual estamos inseridos. É sabido que ela é um problema relativamente novo a ser enfrentado, logo, faz-se necessária uma elucidação do sentimento de fracasso e exaustão, seguido do desgaste profundo que acomete os profissionais que tem um contato direto com pessoas.
“o estresse mental sozinho responde por 11% das reclamações por doenças nos Estados Unidos”
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6877172/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6424886/
Neide Tiemi MurofuseI; Sueli Soldati AbranchesII; Anamaria Alves NapoleãoIII
Reflexões sobre estresse e Burnout e a relação com a enfermagem1
...