A Tabela Sniffy
Por: Escritorio Bauru • 22/11/2018 • Trabalho acadêmico • 614 Palavras (3 Páginas) • 587 Visualizações
Método
Nosso trabalho aqui apresentado foi muito importante, pois, pudemos realizar na prática os conceitos que aprendemos em sala de aula. Nele mostraremos de um jeito simples e de fácil entendimento cada passo do processo utilizando o rato virtual.
Sujeito
O experimento com o rato albino da raça"Rattus Norvégicus" de linhagem Wistar, foi realizado com o programa Software Sniffy Pro que tem função didática, substituindo o sujeito para o experimento, por questões de higiene, facilidade e tempo utilizado.
Ambiente, materiais e instrumentos utilizados
Usamos o laboratório de informática da Faculdade Anhanguera no ano de 2018, com os computadores disponibilizados, e também papéis e caneta para anotarmos os comportamentos realizados pelo rato. Com duração de 04 aulas, inicialmente nos familiarizarmos com o programa e fizemos a observação no nível operante na qual formamos duplas em que um observava e o outro anotava as observações, a segunda começamos o procedimento de modelagem, na terceira o esquema de reforçamento contínuo e extinção operante e na quarta e última aula o esquema de reforço intermitente e treino discriminativo.
1° Aula: Observação no nível operante.
Durante a primeira aula não interferimos em nada, observamos os comportamentos do rato virtual, nos quais eram: Levantar-se, pressionar a barra, lamber o comedouro, farejar, andar e se coçar. O qual foi feito com duração de 15 minutos, sendo cronometrado de 1 em 1 minuto, fazendo a observação constante, anotávamos cada ação do rato.
2° Aula: Procedimento de modelagem
Iniciamos com a liberação do alimento (estimulo reforço), de início apenas liberávamos o alimento quando o rato se aproximava sucessivamente da barra ou se levantava perto dela, quando a farejava e quando a pressionava. Depois, passamos a liberar o alimento apenas quando o rato pressionava a barra. Esta parte nos mostrou como reforçar as respostas emitidas pelo rato, com finalidade de ensinarmos a ele um novo comportamento.
3° Aula: Esquema de Reforçamento Continuo e Extinção Operante
• Reforçamento Continuo
O reforçamento contínuo da pressão a barra, consiste em cada pressão à barra a liberação de alimento (reforço). Para isto, cada vez que o rato pressionasse a barra, o alimento era liberado. Observamos esse processo durante 15 minutos, anotando minuto a minuto as reações apresentada, conforme a tabela abaixo.
• Extinção Operante
Depois de realizar o reforçamento contínuo da pressão a barra, iniciamos o procedimento de extinção da resposta de pressão à barra. Nesta fase o objetivo é observar o que acontece com a frequência da resposta de pressionar a barra ao suspender a condição de reforço (alimento) da mesma. No entanto, antes de extinguir a resposta da pressão a barra, observamos a resistência à extinção, que é a emissão do comportamento (pressão a barra) repetidas vezes, mesmo sem a presença do alimento (reforço). Observamos minuto a minuto o comportamento do rato, conforme mostra na tabela abaixo. Ao longo de 12 minutos
...