A Utilização da Hipnose no Trabalho do Psicólogo
Por: ambrtln • 8/9/2018 • Dissertação • 265 Palavras (2 Páginas) • 166 Visualizações
A Utilização da Hipnose no Trabalho do Psicólogo
No Brasil, a Psicologia só passou a ser profissão reconhecida em meados de 1974, sendo seu principio básico estudar o comportamento humano, desde seu incluso social, quanto em sua subjetividade.
Enquanto Freud e a Escola de Nancy se familiarizavam com a técnica de hipnose, no Brasil, estes estudos receberam o nome de método hipnótico-sugestivo. Um dos primeiros a publicar um livro sobre o assunto em terras brasileiras foi Francisco Fajardo (CÂMARA, 2009), onde afirma que quem trouxe a hipnose à corte brasileira foi o médico Érico Coelho, em 1987, sendo esta a primeira vez a se evidenciar o uso da hipnose como ação médica. Mas só em 20 de dezembro de 2000, o Conselho Federal de Psicologia aprovou e regulamentou o uso da Hipnose como recurso auxiliar no trabalho do Psicólogo através da Resolução CFP nº 013/00.
Na atualidade, a hipnose é muito trabalhada na psicologia, visando com que o profissional sempre mantenha certa postura adequada para a mesma, tendo em vista que o sucesso da pratica é relacionada diretamente a confiança e colaboração do paciente.
Sendo assim, pesquisas mostram que a hipnose é indicada em casos de ansiedade, drogadição (licita e ilícita), traumas, compulsões alimentares, depressão, etc., podendo mostrar melhora significativa ou até mesmo a remoção total dos sintomas. Essa variável sobrevém da relatividade de cada individuo e como nem todos respondem ao tratamento da mesma forma.
...