A influência da liderança positiva no comportamento organizacional
Por: DianaCrys • 20/8/2017 • Monografia • 4.296 Palavras (18 Páginas) • 418 Visualizações
FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU
UNIDADE DE JOÃO PESSOA
CURSO DE PSICOLOGIA
A INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA POSITIVA NO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
DIANA CRYS LYRA DE ALMEIDA
JOÃO PESSOA
ABRIL /2017
DIANA CRYS LYRA DE ALMEIDA
TITULO: A INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA POSITIVA NO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Pré-projeto apresentado para avaliação bimestral da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I, na Faculdade Maurício de Nassau, em João Pessoa, PB.
Orientadora: Prof.ª Ms. Karen Guedes Oliveira
JOÃO PESSOA
ABRIL/2017
SUMÁRIO
2.2 ESPECÍFICOS | 00 00 00 00 00 00 |
5.1 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL 5.2 CONCEITO E PRINCÍPIOS DA PSICOLOGIA POSITIVA
| 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 |
- CRONOGRAMA 00
- REFERÊNCIAS 00
- APENDICE 00
12- ANEXOS 00
1-INTRODUÇÃO
Todos os indivíduos que adentram no mercado de trabalho compreendem que em toda empresa existe uma hierarquia a ser seguida, partindo desse pressuposto, logo é possível identificar no organograma a que líder determinado colaborador irá se reportar. A liderança dentro da organização é fundamental para persuadir um grupo a realizar determinada tarefa ou atingir um objetivo. Para Robbins et al. (2014), há uma diferença entre ser gestor e líder, pois nem todo líder consegue executar o papel que é proposto a um gestor, tão pouco um gestor necessariamente terá habilidades para liderar, pois essa tarefa está aquém de planejamentos estratégicos, organização de estruturas de trabalho e toda parte de fiscalização do cumprimento das atividades das equipes. As organizações buscam líderes que inspirem as pessoas a trabalharem em prol de uma visão macro, que motivem e apresentem à esses colaboradores a relevância do papel que é desempenhado por eles dentro daquele respectivo grupo e qual o resultado que se busca através dos esforços que estão sendo empregados.
Apesar de bastante discutido, o tema liderança ganha novos reforços quantos aos estilos de liderar, entre esses novos modelos está a liderança positiva, que na percepção de Perez (2016) é um braço da psicologia positiva, cujo foco são os pontos fortes do sujeito, suas potencialidades, virtudes e capacidade de se desenvolver, essa visão é o que diferencia esse movimento das demais teorias onde o objetivo principal é tratar as patologias. Dessa forma, a liderança positiva ajuda as organizações e seus líderes a lograrem êxito na missão de gerir pessoas com mais dinamismo e leveza implantando técnicas e ferramentas que estão disponíveis para qualquer líder em variados segmentos. Segundo Perez (2016), esse estilo é baseado no positivo, enfatizando e valorizando as forças pessoais do indivíduo, deixando de evidenciar posicionamentos negativos e desaprovações frequentes.
A partir da implantação desse modelo de liderança é possível identificar mudanças no comportamento dos grupos da organização. Segundo Robbins et al. (2014) quando há uma relação de interdependência entre dois ou mais indivíduos que trabalham em busca de um objetivo, pode-se dizer que consiste numa descrição de grupo. No contexto organizacional os grupos de trabalho geralmente apresentam dificuldades no que desrespeito a interação entre as pessoas, ora pelas personalidades diversas, ora pela incompatibilidade de pensamentos. Para Perez (2016) a prática das quatro estratégias da liderança positiva que são: o clima positivo, a comunicação positiva, o relacionamento positivo e o significado, causa uma aproximação maior entre as pessoas que trabalham juntas, e, consequentemente uma compreensão maior do papel de cada um dentro do grupo. Sendo possível também perceber os pontos mais fortes e as fraquezas de cada integrante, os líderes podem trabalhar suas equipes no sentido de torná-las de alta performance e cada vez mais colaborativas entre si.
...