TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A posição dos sofistas e Sócrates em relação ao conhecimento verdadeiro

Ensaio: A posição dos sofistas e Sócrates em relação ao conhecimento verdadeiro. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Ensaio  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 3

Chauí (2012) nos indica as diferentes posturas dos sofistas e de Sócrates em relação ao conhecimento verdadeiro.

Escolha a alternativa correta:

Escolher uma resposta.

a. Sócrates, distanciando-se dos primeiros filósofos e opondo-se aos sofistas, afirmava que a verdade pode ser conhecida, mas primeiro devemos afastar as ilusões dos sentidos e as das palavras ou das opiniões e alcançar a verdade apenas pelo pensamento.

b. Sócrates, diante da pluralidade e do antagonismo das filosofias anteriores, ou dos conflitos entre as várias ontologias, concluiu que não podemos conhecer o Ser, mas só podemos ter opiniões subjetivas sobre a realidade.

c. Sócrates e os sofistas possuem um ponto em comum: concordam que, para se relacionarem com o mundo e com os outros humanos, os homens devem valer-se de outro instrumento – a linguagem – para persuadir os outros de suas próprias idéias e opiniões. Para ambos, a verdade é uma questão de opinião e de persuasão, e a linguagem é mais importante do que a percepção e o pensamento.

d. Para os sofistas, os sentidos nos dão as aparências das coisas e as palavras, meras opiniões sobre elas.

e. Segundo os sofistas, conhecer é passar da aparência à essência, da opinião ao conceito, do ponto de vista individual à idéia universal de cada um dos seres e de cada um dos valores da vida moral e política.

Question 3

Notas: 1

Platão e Aristóteles, na Grécia Antiga, empenharam esforço para definir as formas de conhecer e para estabelecer as diferenças entre o conhecimento verdadeiro e a ilusão.

Sobre este contexto, analise as afirmações:

Platão e Aristóteles introduziram na Filosofia a ideia de que existem diferentes maneiras de conhecer ou os graus de conhecimento.

Para Platão e Aristóteles, os graus de conhecimento se distinguem pela presença ou pela ausência do verdadeiro e do falso.

Apenas Platão considera que os graus de conhecimento se distinguem pela presença ou pela ausência do verdadeiro e do falso.

Apenas Aristóteles considera que os graus de conhecimento se distinguem pela presença ou pela ausência do verdadeiro e do falso.

É correto o que se afirma em:

Escolher uma resposta.

a. apenas II.

b. I e III.

c. I, III e IV.

d. I e II.

e. apenas III.

Question 4

Notas: 1

Platão diferencia quatro formas, isto é, quatro graus de conhecimento. Escolha, então, a alternativa correta:

Escolher uma resposta.

a. Esses conhecimentos, para Platão, vão do grau inferior ao superior, a saber: crença, opinião, raciocínio e intuição intelectual.

b. Platão aproxima estas duas formas de conhecimento na busca pela verdade: o conhecimento sensível (crença e opinião) e o conhecimento intelectual (raciocínio e intuição).

c. Segundo ele, os dois primeiros graus, chamados de conhecimento sensível, devem ser aproximados da Filosofia por serem conhecimentos de aparências.

d. Na concepção de Platão, o raciocínio e intuição intelectual devem ser afastados da Filosofia.

e. Afirma que somente o primeiro grau de conhecimento, chamado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com