ANÁLISE DO TESTE PROJETIVO H.T.P
Por: amanda-scampos • 3/5/2018 • Trabalho acadêmico • 644 Palavras (3 Páginas) • 6.959 Visualizações
ATIVIDADE: ANÁLISE DO TESTE PROJETIVO H.T.P
Nome: A.S.C
Idade: 24 anos
Sexo: Feminino
Escolaridade: Superior Cursando
Aplicação: 19/04/2018
Observações Gerais:
CASA
Tempo de reação: Imediato
Tempo para completar o desenho: 8m55seg
Comentários e atitudes: não se aplica
Traço leve e normal: não se aplica
Proporção: O desenho ocupa quase todo espaço da folha, isso indica que o indivíduo tem um sentimento de frustração, tensão, compensação e de hostilidade frente a um ambiente restritivo, pode também caracterizar uma visão egocêntrica da importância do próprio indivíduo.
Perspectiva: O desenho se encontra na posição central da folha, isso indica que o indivíduo é rígido para compensar a ansiedade e a insegurança. A amputação da margem impede que o indivíduo complete o desenho o que pode indicar organicidade. O desenho ainda possui linhas de solo que significa necessidade de segurança e ansiedade.
Síntese Interpretativa objetiva
A casa ocupa quase todo espaço da folha, isso indica que o indivíduo tem um sentimento de frustração, tensão, compensação e de hostilidade frente a um ambiente restritivo, a porta fechada com fechadura significa autodefesa, aspecto de regressão, defesa contra o mundo.
As janelas possuem vidraças, representando isolamento, desejo de proteção contra impulsos ou estímulos exteriores, e estão abertas, que significa um controle do ego pobre.
O desenho ainda possui sombreamento em alguns detalhes, indicando ansiedade, e a qualidade da linha é leve que aponta hesitação, medo, insegurança e um ego fraco.
ÁRVORE
Tempo de reação: Imediato
Tempo para completar o desenho: 6m44seg
Comentários e atitudes: não se aplica
Traço leve e normal: não se aplica
Proporção: O desenho tem o tamanho grande, indicando sentimento de frustração, pode indicar que o indivíduo se sente hostil em relação a um ambiente restrito.
Perspectiva: O desenho está mais à esquerda tanto na parte superior, quanto inferior, o que significa que o indivíduo possui um retraimento, uma preocupação consigo mesmo, fixação no passado, impulsividade, uma necessidade de gratificação imediata, frustração, depressão, insegurança e inadequação.
Síntese interpretativa objetiva
A árvore possui raízes visíveis, o que pode indicar fortemente uma falha patológica no contato com a realidade.
Possui também detalhes excessivos podendo apontar ansiedade, galhos excessivos que indicam alguma compensação ou mania.
Existe ainda um buraco de fechadura “Nigg’s” que mostra alguma oposição ou hostilidade e cicatrizes nos troncos identificados como traumas.
A árvore é
...