ANÁLISE DO FILME: COMO ESTRELAS NA TERRA, TODA CRIANÇA É ESPECIAL
Por: verovero1210 • 7/6/2021 • Resenha • 1.081 Palavras (5 Páginas) • 558 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Psicologia
Verônica Vieira Pitori RA: T6345A/8
Turma: PS7Q07
ANÁLISE DO FILME: COMO ESTRELAS NA TERRA, TODA CRIANÇA É ESPECIAL
São Paulo
2020
UNIVERSIDADE PAULISTA- UNIP
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Psicologia
Verônica Vieira Pitori – T6345A/8
Turma: PS7Q07
ANÁLISE DO FILME: COMO ESTRELAS NA TERRA, TODA CRIANÇA É ESPECIAL
Atividade de pesquisa domiciliar apresentada ao curso de Psicologia da Universidade Paulista – UNIP, para a disciplina de Psicodiagnóstico sob orientação do Prof° Ms° Maria Regina Monteiro.
São Paulo
2020
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 SINOPSE 5
3 ANÁLISE DO FILME 6
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
A presente análise objetiva mostrar a questão do transtorno de dislexia ( problema com palavras); transtorno esse que atinge uma quantidade considerável da população mundial e cinco por cento da população em idade escolar no Brasil.
Conforme estudos sobre o transtorno, existem dois tipos de dislexia: a do desenvolvimento – uma condição que o indivíduo já nasce com ela – e a adquirida – quando a pessoa perde a habilidade de ler e de escrever em decorrência de alguma lesão no cérebro ou doença. Há estimativas que mais da metade dos disléxicos desconhecem ter o transtorno e, conforme a Associação Brasileira de Dislexia (ABD), a esse é o distúrbio de maior incidência nas salas de aula e atinge entre 5% e 17% da população mundial. A Associação define a dislexia como transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração.
Assim, a referida obra vai clarificando os aspectos sociais e emocionais afetados pelo transtorno.
2 SINOPSE
O longa metragem indiano de 2007 do autor Amole Gupte narra a história do jovem Ishaan tem muita dificuldade para se concentrar nos estudos, e mal consegue escrever o alfabeto. Depois de diversas reclamações da escola, o pai, que acredita que Ishaan não faz as tarefas por falta de compromisso, decide levá-lo a um internato, o que leva o menino a entrar em depressão. Mas, um professor substituto de artes, Nikumbh, logo percebe o problema de Ishaan, e entra em ação com seu plano para devolver a ele a vontade de aprender e, sobretudo, viver.
3 ANÁLISE DO FILME
O vídeo gira em torno do garoto Ishaan Awashi, aluno do 3° período de uma escola normal. Portador de dislexia, já repetiu a série e sofria o risco de repetir novamente a série em curso.
Os pais, professores e colegas de escola não entendiam seu problema. O pai, quando chamado na escola, que insistia em tratá-lo como um aluno indisciplinado e preguiçoso, resolve enviá-lo para um internato cuja filosofia é “Disciplinar Cavalos Selvagens”, onde fazem uso inclusive, de palmatórias como método punitivos para “ajustar” os que destoam dos padrões de “normalidade” ali estabelecidos. As crianças também não compreendem a forma do menino se portar frente às atividades escolares de leitura e escrita. Com isso, o garoto se deprime e perde, cada vez mais, a vontade de aprender e de ser uma criança, além de sentir muita falta da sua mãe.
Para que se compreenda a dislexia é necessário entender que se trata de um resultado de uma alteração genética que provoca problemas de fala e leitura, afetando o aprendizado. É um transtorno genético e hereditário que compromete a capacidade de leitura e escrita e que contempla aspectos como: dificuldade na fala (por não conseguir assimilar os sons básicos; confusão da lateralidade (direita/esquerda) na organização espacial; omissão de letras ou sílabas e necessidade de acompanhar a linha com o dedo durante a leitura como forma de tentar não perder o fio da compreensão.
...