ANÁLISE DO FILME QUANDO NIETZCHE CHOROU
Por: sabrida • 24/7/2015 • Trabalho acadêmico • 697 Palavras (3 Páginas) • 1.436 Visualizações
Questões para a análise do Filme:
- Articule as cenas iniciais do filme com o momento pré-psicanalítico. 1885-1895.
R.: O momento pré-psicanálise surgiu com o aparecimento do método catártico (método que consistia em trazer ao presente os problemas do passado) em que Nieztche utiliza em Breuer no filme em diversos momentos, e a hipnose (técnica utilizada para retirada dos sintomas) que Freud utilizou para remoção de sintomas perturbadores do mesmo. Também no filme foi apresentado o caso de histeria de Anna O. na qual Breuer utilizara o que ele chamara de “cura pela fala”.
- Ainda com relação a este momento, que passagens do texto marcaram esta época tão significativa para o Freud ?
R.: A descoberta do inconsciente na formação indivíduo, utilizando de técnicas como a hipnose e a catarse para o tratamento de doenças como a histeria, que na época era pouco estudada.
- Que passagem referente ao filme reflete a descoberta do inconsciente freudiano e qual a interferência desta descoberta em sua teoria?
R.: Quando Nieztche, antes relutando ao tratamento proposto, fica em estado debilitado e pede ajuda para Breuer inconscientemente, discutindo este acontecimento com Freud logo se pensou na “integração do inconsciente com o consciente” como forma de tratamento em que antes só se trabalhara no inconsciente.
- Diferencie as técnicas utilizadas por Freud no momento pré-psicanalítico da psicanálise, utilizando o contexto do filme como referência.
R.: No filme Nieztche utilizou o método catártico, onde o objetivo era trazer à consciência estados afetivos e lembranças recalcadas no inconsciente, liberando o paciente de sintomas e neuroses associadas a este bloqueio, já Freud utilizou a hipnose como método de tratamento que tinha por objetivo descobrir a verdadeira origem dos sintomas que em estado de vigília o paciente não era capaz de identificar.
- Para Freud, qual a origem da neurose histérica? Articule com as passagens do filme que revelam esta questão referente ao caso Anna O.
R.: Se manifestava através de lembranças reprimidas de grande intensidade emocional, Anna O. era tratada inicialmente por Breuer na qual seu tratamento era imposto na “cura pela fala”, onde lembrara dos fatos que a perturbavam e os comentava, era uma jovem totalmente instável, depressiva, nervosa, sofria de paralisias e outros problemas nas quais a deixavam incapacitada.
- Articule as passagens do filme que retratam o conceito de transferência, conforme Freud retrata no texto.
R.: No filme os fatos que marcaram este conceito foram o de Bertha (Anna O.) na qual se apaixona por Breuer durante o tratamento da sua histeria.
- Explique a teoria elaborada pela psicanálise para compreender a sexualidade e relacione com algumas passagens do texto.
R.: A sexualidade de acordo com o texto, é desenvolvida ao longo de sua vida, passando da infância, até a vida adulta. A mãe seria o primeiro objeto de amor de ambos os sexos, sendo que os meninos possuem rivalidade com os pais, constituindo o complexo de édipo, também, para Freud, todos nascemos bissexuais. No filme o constituinte disto foi Breuer em seu relacionamento prematuro com sua mãe, transferindo seu amor para sua paciente que possuía o mesmo nome e com seu pai era uma questão de rivalidade na qual seu pai não permitia que ele tivesse seus hábitos.
...