AS ATIVIDADES LÚDICAS COMO ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO
Por: arthurllira • 7/3/2020 • Seminário • 775 Palavras (4 Páginas) • 94 Visualizações
TERCEIRA IDADE E A LUDICIDADE:
ATIVIDADES LÚDICAS COMO ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO
Francielly Carla Costa de Melo
Graduando (a) em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB Campus VIII
E-mail: francielly.pedagoga2017@gmail.com
Sthefanny Rayale Amaral Araujo
Graduando (a) em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB Campus VIII
E-mail: sthefannyaraujo3@outlook.com
Prof.ª Orientadora Ada Mônica Santos Brito
Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Campus VIII
adamonicasantos@yahoo.com.br
Prof.ª Orientadora Me. Laíse Soares Lima
Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Campus VIII
laisesoareslima@hotmail.com
Resumo: Esse artigo tem como objetivo apresentar reflexões vividas durante a prática do estágio supervisionado nos espaços não-formais de educação. Para tanto, buscou-se relatar o processo de imersão no estágio em suas distintas etapas, levando em consideração sua importância para formação no curso de Pedagogia. Os principais teóricos utilizados para fundamentar esse trabalho foram: Gohn (2006); Libâneo (2002) (...). A metodologia de pesquisa utilizada nesse estudo foi de natureza qualitativa, sendo caracterizada como uma pesquisa-ação. O local de realização desse estudo foi o (...), situado no município de (...). Os principais participantes desse estudo foram (vinte crianças) e (uma pedagoga). Os instrumentos de coleta de dados foram a observação direta e o diário de campo da prática de estágio. Portanto, foi estabelecido um diálogo pertinente, considerando (...). Por fim, a prática do estágio supervisionado tornou-se um rico espaço de aprendizagem profissional (...).
Palavras-chave: Estágio. Espaço não-formal. Pesquisa (...) (3 a 5 palavras)
Abstract: (produzir resumo em língua estrangeira, incluindo palavras-chave)
INTRODUÇÃO
Espaço para apresentação das informações do estágio supervisionado. Aqui, o aluno poderá apresentar o objetivo do trabalho, bem como a finalidade da prática de estágio, apresentando descrições informativas de como o estágio está organizado. Necessário se faz descrever as etapas do estágio, suas finalidades, tempo, etc. Ademais apresentar como o texto está estruturado. (1 página)
CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO DE ESTÁGIO
Nessa parte o aluno apresentará o local onde exerceu o estágio, dando ao leitor condições de entender criteriosamente todas as informações do estágio. Utilizem as informações coletadas durante as observações e a sondagem inicial. Fica a cargo do aluno utilizar fotos para intercalar o texto. (1 página)
Imagem 1 – Atividade desenvolvida com os profissionais
[pic 1]
Fonte: Arquivo de Pesquisa
REFERENCIAL TEÓRICO
Definir em linhas gerias o referencial teórico do trabalho realizado no estágio. A dica é aproveitar o referencial utilizado no projeto de intervenção, corrigido, melhorado e ampliado. (3 a 4 páginas)
METODOLOGIA DE PESQUISA
Nessa etapa os alunos terão que definir o tipo de metodologia adotada para execução da prática de estágio. Necessário definir a abordagem da pesquisa nesse estudo (qualitativa), utilizando referencial teórico que justifique a sua escolha. (meia página)
O trabalho se baseia sendo também uma pesquisa-ação. Definir o que é pesquisa-ação, dando ao leitor uma compreensão da prática do estágio e a importância desse tipo de pesquisa. (meia página).
Por conseguinte falar sobre:
...