AS BASES BIOLÓGICAS DOS PROCESSOS PSICOLÓGICOS
Por: carolrodnery • 3/6/2022 • Trabalho acadêmico • 1.135 Palavras (5 Páginas) • 147 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO UDF
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA, BACHARELADO
BASES BIOLÓGICAS DOS PROCESSOS PSICOLÓGICOS
Prof. Stefano Salvo Aires
Caroline Rodrigues Nery – RGM: 30607906 |
Brasília/DF, 9 de maio de 2022
Sistema Endócrino
É formado por uma grande quantidade de glândulas e tecidos responsáveis por liberar os hormônios. São ligados diretamente na corrente sanguínea e atuam em partes específicas do corpo. Eles interagem com o tecido ou órgão fazendo com que desencadeie uma resposta específica. É o sistema responsável por garantir a liberação dos hormônios em nosso corpo, os quais apresentam a função de regular os diversos processos que ocorrem no organismo.
Essas substâncias são essenciais para o funcionamento do corpo e desenvolvimento do indivíduo, atuando desde o metabolismo até o nosso crescimento e reprodução. Os hormônios produzidos pelo sistema endócrino são extremamente importantes para o organismo, são relacionados, por exemplo, com o crescimento do corpo, desenvolvimento sexual, controle de glicose no sangue, entre outros. O sistema endócrino atua na regulação e controle das funções do organismo juntamente com o sistema nervoso.
Os hormônios são substâncias produzidas pelas glândulas endócrinas. Eles podem ser considerados reguladores corporais que atuam a longas distâncias, uma vez que circulam pelo sangue até o local onde exercem seu papel. Cada hormônio se liga a receptores específicos no nosso corpo fazendo com que mesmo que essa substância circule por todo o organismo ela atue apenas em seu local de ação. Geralmente os hormônios são liberados em concentrações muito baixas.
As glândulas são estruturas responsáveis por secretar substâncias em nosso corpo. Podem ser classificadas em três tipos: exócrinas, endócrinas e mistas. As exócrinas são aquelas que apresentam ductos e produzem secreções que são lançadas na superfície do corpo ou no interior de cavidades, mas não fazem parte do sistema endócrino. As endócrinas não apresentam ductos e lançam suas secreções no sangue sendo responsável por transportar essas secreções até o local de ação. As substâncias secretadas pela glândula endócrina são chamadas de hormônios. Por fim, as mistas são aquelas que apresentam uma porção endócrina e uma porção exócrina.
Principais glândulas do Sistema Endócrino:
[pic 2]
Glândula pineal: responsável pela síntese de melatonina, o hormônio que regula o sono.
Hipotálamo: produz diferentes hormônios que atuam estimulando ou inibindo a secreção de hormônios pela hipófise. A ocitocina se relaciona com a contração do útero no momento do parto e liberação do leite pelas glândulas mamárias.
Hipófise: ADH promove a reabsorção da água pelos rins; FSH estimula os ovários e testículos; LH regula a progesterona e a testosterona.
Pâncreas: glucagon aumenta o nível de glicose; insulina estimula o armazenamento de glicose pelas células, reduzindo a concentração de glicose no sangue.
Ovários: estrógeno devolve características sexuais femininas; progesterona continuação do crescimento da mucosa uterina.
Tireóide: produz a tiroxina e a tri-iodotironina são dois hormônios relacionados com o metabolismo.
Suprarrenais: adrenalina aumenta a concentração de glicose; noradrenalina acelera os batimentos cardíacos.
Testículo: andrógeno estimula a espermatogênese; testosterona desenvolve características masculinas.
Sistema Nervoso
É responsável pelas nossas emoções e pensamentos. Estes sentimentos ficam armazenados na nossa memória. O sistema nervoso chamado periférico contém os nervos do crânio e as ramificações, controlando a entrada e a saída dos nossos estímulos nervosos nos órgãos e nos sistemas.
Também é o responsável por desempenhar diversas atividades no nosso organismo, e que é graças aos impulsos elétricos, que acontecem na infinita quantidade de neurônios é possível conectar as partes do corpo humano. A ciência que estuda o sistema nervoso do corpo humano é a neurologia. Estão subdivididos em sistema nervoso somático, autônomo e entérico.
- O Somático transmite as informações dos sentidos do nosso corpo, que são eles visão, olfato, audição e o paladar, para o sistema nervoso central ainda é responsável na condução dos impulsos para os músculos. Para as respostas motoras ocorre uma ação voluntária, pelo motivo de que esta acaba sendo controlada de forma consciente.
- O Autônomo é o responsável por mandar as informações dos órgãos viscerais, como por exemplo, o pulmão e o estômago. Também fica a cargo deste sistema fazer o envio dos impulsos “nervosos” a partir do SNC para o músculo, chamado de músculo liso, para o músculo cardíaco e para as glândulas. O seu trabalho é involuntário uma vez que ele não depende da nossa vontade. Por exemplo: no momento em que estamos dormindo, o coração bate normalmente.
- Já o Entérico se encontra no nosso intestino. Tem a capacidade de controlar nossos impulsos nervosos, e também tem uma função involuntária, onde não é capaz controlar.
[pic 3]
Função: realiza a regulação e o ajuste do organismo em relação ao ambiente, percebe e identifica as condições ambientais exteriores para relacionar às condições internas.
...