AS POLÍTICAS PÚBLICASE O CAMPO: E O PSICÓLOGO COM ISSO?
Por: rosasalmasio • 24/9/2020 • Resenha • 657 Palavras (3 Páginas) • 104 Visualizações
RESENHA: AS POLÍTICAS PÚBLICAS E O CAMPO: E O PSICÓLOGO COM ISSO?
ROSANA GOMES REIS E LUCIMARA CABREIRA
Universidade Paranaense
A pesquisa realizada procurou apresentar quais as práticas, desenvolvidas pelos psicólogos que atuam no CRAS – Centros de Referência da Assistência Social, destinadas a moradores da zona rural, além de compreender quais as dificuldades dessa atuação.
Podemos perceber logo no início do trabalho que uma das dificuldades presentes é a localização. Pelo fato de os moradores da zona rural estarem mais distantes, torna-se muito mais complicada a percepção das suas necessidades e potenciais problemas.
Em 2004 foi regulamentado o Sistema Único de Assistência Social – SUAS, que possui duas formas de organização de atendimentos prestados à população: a Proteção Social Básica e a Proteção Social Especial.
O trabalho da Proteção Social Básica é desenvolvido pelo CRAS e:
“consiste em prevenir situações de riscos através do desenvolvimento de potencialidades, do fortalecimento de vínculos familiares e sociais, e destina-se à população que se encontra em situações de vulnerabilidade social causada pela pobreza, pela inacessibilidade aos serviços públicos e até mesmo pela fragilização de vínculos afetivos.” (p. 57)
Já a Proteção Social Especial, desenvolvida pelo CREAS – Centro de Referência Especializada da Assistência Social:
“(...) pode ser de média e de alta complexidade, e consiste no atendimento destinado a famílias e indivíduos que se encontram em risco pessoal e social, tais como: maus-tratos físicos e/ou psíquicos, abuso sexual, cumprimento de medidas socioeducativas e situação de trabalho infantil, entre outros. Para a coordenação da Proteção Social Especial de média complexidade, o Centro de Referência Especializada da Assistência Social – CREAS prestará serviços de orientação visando ao convívio sociofamiliar e comunitário, assim como ao encaminhamento a outros serviços. A Proteção Social Especial de alta complexidade consistirá em serviços como: casa lar, república, casa de passagem, albergue e família acolhedora, entre outros, com o intuito de abrigar indivíduos que não possuam os cuidados de seus familiares.” (p. 57)
Os psicólogos se fazem presentes nas equipes básicas de todos os serviços e programas organizados pelas diretrizes do SUAS, e com o assistente social, o psicólogo é responsável por organizar, planejar, executar e coordenar todas as ações propostas. Dessa forma, sua atuação consiste em:
“(...) acolher e ofertar informações, realizar encaminhamentos às famílias usuárias do CRAS, realizar o acompanhamento das famílias inseridas no PAIF, mediar grupos de famílias, realizar atendimentos particularizados e visitas domiciliares às famílias referenciadas ao CRAS, desenvolver atividades coletivas e comunitárias, acompanhar as famílias encaminhadas pelos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, realizar a busca ativa no território de abrangência do CRAS e desenvolver projetos que visam a prevenir o aumento de incidência de situações de risco, além de acompanhar as famílias que estão em descumprimento de condicionalidades.” (p. 58)
Em
...