ATITUDE FRENTE À TATUAGEM: A PERCEPÇÃO DO UNIVERSITÁRIO SOBRE A REALIZAÇÃO DA TATUAGEM
Por: Karoline Dantas • 3/4/2017 • Trabalho acadêmico • 1.528 Palavras (7 Páginas) • 302 Visualizações
UniRV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE
FAPSI - FACULDADE DE PSICOLOGIA
ATITUDE FRENTE À TATUAGEM: A PERCEPÇÃO DO UNIVERSITÁRIO SOBRE A REALIZAÇÃO DA TATUAGEM.
Acadêmica: Karoline Ferreira Dantas
Profº Ma.: Aline Maciel Monteiro
Trabalho referente ao Projeto de Pesquisa, como parte das exigências para obtenção da 2ª nota da disciplina de Psicologia Social II.
RIO VERDE – GO
2015
SUMÁRIO
TEMA 3
DELIMITAÇÃO DO TEMA 3
1. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 3
2. OBJETIVOS 3
2.2 OBJETIVO GERAL 3
2.3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 3
3. JUSTIFICATIVA 3
4. INTRODUÇÃO 4
5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4
5.1 A EXPRESSAO DA ATITUDE 4
5.2 SOBRE O PERFIL E A IDENTIDADE 5
6. MÉTODO 6
6.1 PARTICIPANTES 6
6.2 CRITÉRIOS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO 6
Critérios de Inclusão 6
Critérios de Exclusão 6
6.3 INSTRUMENTOS 6
7. PROCEDIMENTOS 7
8. CRONOGRAMA 7
9. ORÇAMENTO 7
10.REFERENCIAS.........................................................................................
TEMA
Atitudes
DELIMITAÇÃO DO TEMA
Atitude frente à tatuagem: A percepção do universitário sobre a realização da tatuagem.
- FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Qual a percepção dos universitários sobre a atitude de fazer tatuagem?
- OBJETIVOS
2.2 OBJETIVO GERAL
-Compreender a atitude de produzir tatuagens no corpo na perspectiva do universitário.
2.3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Verificar as medidas de atitudes em relação às tatuagens.
- Identificar a correlação entre tatuagem e atitude.
- JUSTIFICATIVA
O presente estudo tem como proposta compreender a atitude de produzir tatuagens no corpo na perspectiva do universitário. Sendo que será utilizada uma escala de medidas de atitudes frente à tatuagem que foi desenvolvida por Myrna Armstrong (2007), nos estudantes da Universidade de Rio Verde-Go.
Segundo Rodrigues (2009), a atitude está interligada com alguma ideologia prévia, bem como um comportamento que pode ser aprendido por meio de experiências vividas ou pela observação. As crenças, os valores, as influências culturais e sociais, podem ser responsáveis por atitudes no processo de socialização, tendo esta atitude um grande valor no processo de adaptação ao meio. Torna-se então, fundamental estudar esta temática, para que ocorra maior reflexão e discussões teóricas e cientificas do mesmo.
- INTRODUÇÃO
O estudo apresentará os dados através da pesquisa de quantitativa realizada para que se compreenda a atitude de produzir tatuagens no corpo na perspectiva do universitário. O presente trabalho procura investigar o tema das tatuagens a partir da inscrição de marcas no corpo.
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
5.1 A EXPRESSAO DA ATITUDE
Ao pegar a definição de atitude, poderá encontrar um grande número de significados, Allport (1935) apresentou uma variedade de definições, enumerando mais de cem. Podemos sintetizar os elementos essencialmente característicos das atitudes sociais como sendo um deles uma organização duradoura de crenças e cognições em geral, uma carga afetiva pró e contra, uma predisposição á ação ou uma direção a um objeto social.
A atitude está interligada com alguma ideologia prévia, bem como um comportamento que pode ser aprendido por meio de experiências vividas ou pela observação. As crenças, os valores, as influências culturais e sociais, podem ser responsáveis por atitudes no processo de socialização, tendo esta atitude um grande valor no processo de adaptação ao meio.
As atitudes diante desse adorno corporal vêm ainda se mostrando adequadas para diferenciar homens e mulheres no que diz respeito a comportamentos específicos. Por exemplo, Stuppy et al. (1998), citado por Medeiros (2010). Esses autores observaram também que as mulheres apresentaram atitudes menos favoráveis diante de pessoas tatuadas do que o fazem seus pares do gênero oposto, fato recorrente em outros estudos (Armstrong, 1991; Hawkes, Senn & Thorn, 2004; Schorzman, Gold, Downs & Murray, 2006). Destaca-se, entretanto, que no contexto atual e ao menos nos Estados Unidos, o maior número de pessoas que procuram se tatuar é do sexo feminino (Armstrong, 1991; Hawkes et al., 2004; Stuppy et al., 1998).
5.2 SOBRE O PERFIL E A IDENTIDADE
Há muito tempo a prática de mudança no corpo é realizada entre povos de todos os lugares. Para Grumet. 1983, essa pratica de mudança corporal além de não ser recente, não se limita apenas ao desenho de símbolos, mas também se estende a colocação de piercings até cirurgias plásticas. A literatura indica que desde tempos remotos o homem imprime pinturas e símbolos em sua pele (Nedden et al., 1994).
A tentativa de obter respostas a questões que buscam compreensão do fenômeno, tem se mostrado cada vez mais complicado. Foram realizados estudos em ambientes mais comuns, com o propósito de encontrar uma relação entre hábitos diários e personalidade.
...