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ATPS FILISOFIA

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Por:   •  26/2/2014  •  4.557 Palavras (19 Páginas)  •  247 Visualizações

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EDUCACIONAL – UNIDERP

PEDAGOGIA 2º SEMESTRE

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

Elementos filosóficos que permeiam a Educação Brasileira.

ACADÊMICOS:

Angélica Cristina RA 415641

Camila Viana Monte RA 438556

Larissa Pinheiro de Oliveira RA 425894

Márcia Aparecida de Assis Rosa RA 428484

Zilá Alcântara Spínola Martins RA 406153

Tutora: Profª Rosana Balarde

Americana, Setembro de 2013.

O PENSADOR

O Pensador é uma das mais famosas esculturas de bronze do escultor francês Auguste Rodin. Retrata um homem em meditação soberba, lutando com uma poderosa força interna. Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber; e o filósofo, por sua vez, seria aquele que ama e busca a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber. filosofia é fundamentalmente uma disciplina em aberto não é necessariamente o prelúdio de um elogio ao permanente “questionamento” sem rumo, ao amor pelo questionamento em si, desprezando resultados como os das ciências.

A solução habitual é procurar substituir a filosofia por outra coisa qualquer: pela história da filosofia, pelo ensaio literário ou pela especulação de caráter mais ou menos vagamente sociológico ou psicológico. Qualquer uma destas estratégias visa evitar o escândalo de a filosofia não ser como as outras áreas disciplinares: não temos resultados substanciais amplamente consensuais para apresentar aos estudantes. A filosofia é uma disciplina especulativa, que lida com problemas que ninguém sabe resolver. Esta realidade não é apenas difícil de aceitar porque as instituições de ensino estão sobretudo vocacionadas para transmitir o conhecimento já feito aos estudantes. Há outra razão mais profunda. A filosofia não é uma disciplina empírica, como a história ou a física. É uma disciplina a priorizou que se faz pelo pensamento apenas.

Para tentar resolver os problemas da filosofia os filósofos apresentam teorias — aquilo a que por vezes se chama também teses, ou perspectivas, ou até filosofias. Uma teoria é uma ideia razoavelmente sofisticada e articulada que alguém defende.

E chegamos ao aspecto central da atividade filosófica: a argumentação. Os argumentos sustentam as teorias. Isto não acontece apenas em filosofia; todas as teorias, sejam científicas, históricas ou filosóficas, se sustentam em argumentos. A diferença é que os argumentos científicos que sustentam as teorias da ciência têm tendência para desaparecer de vista, por causa dos dois aspectos que discutimos no início: 1) Por um lado, a ciência apresenta resultados, e isso é que parece interessar às pessoas, e não as razões que temos para pensar que tais teorias são verdadeiras ou aproximadamente verdadeiras. As pessoas parecem mais interessadas em compreender teorias científicas que pressupõem que são verdadeiras porque aceitam a autoridade dos cientistas do que em saber que razões têm os cientistas para pensar que são verdadeiras. 2) Por outro lado, as instituições de ensino estão vocacionadas para transmitir teorias de modo algo autoritário, como resultados consensuais que não devem ser postos em causa. E é pena, porque mesmo tendo a ciência tantos resultados importantes, os estudantes nunca compreenderão a verdadeira natureza da ciência se pensarem que é apenas um conjunto de resultados que devemos aceitar acriticamente, por mero recurso à autoridade dos cientistas. Em filosofia, os argumentos são muitíssimo mais visíveis precisamente porque não há teorias consensuais. Por isso, não podemos fingir que ensinar filosofia é apenas uma questão de ensinar a compreender teorias. Dado que as teorias dos diferentes filósofos se contradizem entre si, é importante saber que razões tem cada um dos filósofos para pensar que a sua teoria é verdadeira; se não o fizermos, o estudante fica com a noção errada de que a filosofia é apenas uma rapsódia de teorias diferentes umas das outras.

O ensino da Filosofia é muitas vezes de má qualidade, devido a uma incompreensão da natureza da própria Filosofia — e do conhecimento em geral. Neste artigo, procuro mostrar que a Filosofia difere apenas em grau, e não em espécie, de outros tipos de conhecimento, e retiro daí consequências para o seu ensino. Ensinar Filosofia é ensinar a pensar criticamente sobre os problemas, as teorias e os argumentos da filosofia. Para isso, o estudante tem de ter instrumentos críticos e informação adequada. Só assim poderá participar de igual para igual no debate de ideias filosóficas.

EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI

É função da escola formar cidadãos, dar aos alunos os ensinamentos de que eles necessitam para viver e trabalhar neste mundo de evolução, bem como orientá-los para a vida. Isso só acontece, se a escola definir como meta, o trabalho crítico com os conteúdos a ser estudados pelos educandos. Através de um trabalho crítico e da busca pelo exercício da cidadania, a escola deve mostrar às novas gerações a importância de cada indivíduo e seu papel na sociedade, enquanto cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. É preciso que a escola compreenda que também é seu papel, dar ao aluno condições para se inserir no meio social. É preciso atentar para a evolução do mundo e orientar o estudante para a vida.

Além de abordar as concepções pedagógicas de educação, o autor Moacir Godotti também trabalha com a questão das novas tecnologias, destacando a aprendizagem a distância baseada na internet, e tece uma crítica sobre a mídia impressa, pelo fato de ela se tornar um impedimento para a apropriação do conhecimento por meio das novas tecnologias.

O século XXI, para o autor, não trouxe a universalização do ensino com qualidade, mesmo assim, ele acredita que esta é uma educação cidadã voltada para a transformação social, não limitada nem pelo Estado e nem pelas regras do mercado. Além disso, trata este período como a era do conhecimento, onde o acesso ao ciberespaço pode promover não só a difusão de conhecimento quanto de formação continuada, uma vez que o ciberespaço rompe com as distâncias temporais e espaciais.

Embora Gadotti tenha escrito com propriedade, seu texto atualmente pode ser considerado

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