TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS PISICOLOGIA

Artigos Científicos: ATPS PISICOLOGIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  3.122 Palavras (13 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 13

ETAPA 1 – Teorias Behaviorismo: o estudo do comportamento humano. Gestalt: A Psicologia da forma. Psicanálise: a descoberta do inconsciente. Construtivismo – Piaget. Vigotsky: enfoque interacionista do desenvolvimento humano.

Passo - 1

Teoria de Behaviorismo

O Behaviorismo – do termo inglês behaviour ou do americano behavior, significando conduta, comportamento – é um conceito generalizado que engloba as mais paradoxais teorias sobre o comportamento, dentro da Psicologia.

Esta teoria teve inicio em 1913, com um manifesto criado por Joshn B. Waston “ A psicologia como um comportamentista a vê”. Nele o autor defende que a psicologia não deveria estudar processos internos da mente, mas sim o comportamento, pois este é visível e, portanto, passível de observação por uma ciência positivista. O Behaviorismo filosófico é uma teoria que se preocupa com o sentido dos pensamentos e das concepções, baseado na ideia de que estado mental e tendências de comportamento são equivalentes, melhor dizendo, as exposições dos modos de ser da mente humana é semelhante ás descrições de padrões comportamentais.

Apesar de colocar o “comportamento” como objeto da psicologia, o Behaviorismo foi desde Waston, modificando o sentido desse termo. Hoje não se entende comportamento como uma ação isolada de um sujeito, mas como uma interação entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente onde o seu “fazer” esta inserido. Portanto, o Behaviorismo dedica-se ao estudo das interações entre o individuo e o ambiente, entre as ações do individuo (respostas) e o ambiente (estimulações).

Teoria de Gestalt

Gestalt, palavra de origem alemã sem tradução exata em português, refere-se a um processo de dar forma de configurar “o que é colocado diante dos olhos, expostos ao olhar”. A Gestalt ou psicologia da forma, surgiu no inicio do século XX, trabalha com dois conceitos: Supersona e transponibilidade. O psicólogo austríaco Cristian Von Ehrenfels apresentou esses critérios pela primeira vez em 1890, na Universidade de Graz. De acordo com a teoria gestáltica, não se pode ter conhecimento “todo” por meio de suas partes, pois o todo é que a soma de suas partes. A teoria da Gestalt foi muito importante e complexa, entretanto não prosperou como as demais. Teve muitos seguidores que desenvolveram seus princípios e, atualmente são raros os psicólogos que se declaram adeptos dessa corrente, embora reconheçam ter iniciado sua trajetória a partir da Gestalt.

Teoria de Construtivismo – Piaget

Construtivismo é uma das correntes teóricas empenhadas em explicar como a inteligência humana se desenvolve partindo do principio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuas entre o individuo e o meio. A idéia é que o homem não nasce inteligente, mas também não é passivo sob a influencia do meio, isto é, ele responde aos estímulos externos agindo sobre eles para construir e organizar o seu próprio conhecimento, de forma cada vez mais elaborada.

A palavra construtivismo se refere a uma série de correntes de pensamento em diferentes áreas do conhecimento (cada uma delas não tem necessariamente relação com as outras).

Na educação, o construtivismo é uma teoria a respeito do aprendizado. Na filosofia, o construtivismo é uma corrente surgida como uma critica ao realismo medieval e ao racionalismo clássico. Na matemática, ver construtivismo matemático. O construtivismo também é uma corrente de pensamento nas ciências políticas e na teoria das relações internacionais. Piaget não desenvolveu uma teoria do processo de ensino – aprendizagem, mas formulou referências claras que, na década de 1980, foram utilizadas por Emilia Ferreiro na elaboração da sua teoria sobre a aprendizagem da escrita.

Teoria de Vygotsky

Na teoria de Vygotsky, pensa o aluno como ser ativo no processo, pois ele se apropria e se objetiva no mundo, mas não toma jamais o desenvolvimento como processo espontâneo, em que se busque a capacidade de aprender por si mesmo. Aprender para Vygotsky é fazer história, é transformar o mundo, tarefa que se realiza obrigatoriamente no coletivo.

ETAPA 2 – Ciências e senso comum. Áreas do conhecimento. Psicologia cientifica. Psicologia da Educação no Brasil.

Aprende-se psicologia através de debates, observações, comparações e análises, encontrando problemas e soluções estabelecendo uma visão de mundo. A Psicologia Evolutiva explica as características e o processo de passagem da infância e da adolescência. A Psicologia da personalidade estuda o modo de ser de cada pessoa, como se organiza e funciona o chamado psiquismo. A Psicologia da aprendizagem contribui quanto ao modo como as pessoas aprendem o que aprendem e o que fazem com o que aprendem e suas condições necessárias para aprender. A Psicologia da aprendizagem estuda o aluno que foi visto em processo de desenvolvimento e esta organizando sua personalidade. É uma pessoa que aprende, que se desenvolve, que se constrói. Estudam aspectos do ser e do fazer do homem.

Conceito de Psicologia

A Psicologia é o fruto do desejo da tentativa do homem por se conhecer. Diz-se que na Grécia Antiga o lema da escola do grande filósofo Sócrates é: “Conhece-te a ti mesmo”. Os filósofos gregos estudavam de tudo, eles deram dimensões admiráveis à capacidade humana de pensar e pesquisaram sobre os aspectos da existência humana e do universo. O termo Psicologia é de origem Grega e pode ser traduzido etimologicamente como Estudo da Alma. O que estuda a Psicologia? Certamente o homem. Que aspectos do homem a psicologia estuda? Estuda a mente, a consciência, a personalidade, porém a definição que expressa razoável consenso é a ciência do comportamento humano.

Ciência e Senso Comum

A psicologia usada no cotidiano pelas pessoas em geral, é denominada de psicologia do senso comum. EX: O poder de persuasão do vendedor. A jovem estudante que usa seu poder de sedução para atrair o rapaz. Quando procuramos aquele amigo que está sempre disposto a ouvir nossos problemas.

Essas pessoas têm o conhecimento acumulado pela Psicologia Científica, que lhes permite explicar ou entender seus problemas cotidianos de um ponto de vista psicológico.

O senso comum: conhecimento da realidade

É um conhecimento herdado, tradicional não é científico nem filosófico. Só é tratado como “Psicologia Científica” quando utilizamos certos termos como “rapaz encabulado”, “moça encabulada”,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com