AVA- Filosofia
Trabalho Universitário: AVA- Filosofia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: BL4CKMAYHEN • 31/8/2014 • 1.543 Palavras (7 Páginas) • 663 Visualizações
Nota 1 de um máximo de 1(100%)
Question 1
Notas: 1
“Imagina homens que vivem numa espécie de morada subterrânea, em forma de caverna, que possui uma entrada que se abre em toda a largura da caverna para a luz; no interior dessa morada eles estão, desde a infância, acorrentados pelas pernas e pelo pescoço, de modo a ficarem imobilizados no mesmo lugar, só vendo o que se passa na sua frente, incapazes, em virtude das cadeias, de virar a cabeça. Quanto à luz, ela lhes vem de um fogo aceso numa elevação ao longe, atrás deles. Ora, entre esse fogo e os prisioneiros, imagina um caminho elevado ao longo do qual se ergue um pequeno muro, semelhante ao tabique que os exibidores de fantoches colocam à sua frente e por cima dos quais exibem seus fantoches ao público.”
PLATÃO, “O Mito da Caverna”, A República, Livro VII. 6° ed.São Paulo: Ed. Atena, 1956.
Disponível em: http://lopesca.blogspot.com.br/2011/04/caverna-moderna.html. Acesso em: 30 jan. 2013.
Disponível em: http://digartmedia.wordpress.com/2011/06/04/televisao-a-moderna-alegoria-da-caverna. Acesso em: 30 jan. 2013.
Considerando a alegoria apresentada por Platão no “Mito da Caverna” e as duas charges, podemos afirmar que:
A televisão se transformou na “caverna moderna” por aprisionar os homens nas sombras, apartados do mundo real.
Muitas pessoas abrem mão de viver a vida real absorvendo passivamente a “realidade” trazida para dentro de suas casas pela televisão em substituição ao mundo verdadeiro.
A casa que vivemos hoje pode ser comparada à caverna de Platão. E nosso mundo das sombras agora é projetado pelos aparelhos de televisão.
É correto o que se afirma em:
Escolher uma resposta.
a. II e III, apenas.
b. I, apenas.
c. I e II, apenas.
d. I, II e III. Correto
e. III, apenas.
Resposta correta: I, II e III.
Comentário sobre a resposta correta: Esta é a opção correta, já que as duas imagens apresentam a televisão como sendo a substituta das sombras projetadas em substituição ao mundo real que existe lá fora.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 2
Notas: 1
(ENADE 2008)
O filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900), talvez o pensador moderno mais incômodo e provocativo, influenciou várias gerações e movimentos artísticos. O Expressionismo, que teve forte influência desse filósofo, contribuiu para o pensamento contrário ao racionalismo moderno e ao trabalho mecânico, através do embate entre a razão e a fantasia. As obras desse movimento deixam de priorizar o padrão de beleza tradicional para enfocar a instabilidade da vida, marcada por angústia, dor, inadequação do artista diante da realidade.
Das obras a seguir, a que reflete esse enfoque artístico é:
Escolher uma resposta.
a.
Figura e borboleta - Milton Dacosta. Disponível em: <http://www.fotolog.com/mundomaisarte/148000000000009449/> Acesso em 07 fev. 2013.
b.
Menino mordido por um lagarto. Michelangelo Merisi (Caravaggio) – National Gallery, Londres. Disponível em: <http://pt.wahooart.com/A55A04/W.nsf/Opra/BRUE-5ZKBSA>. Acesso em: 07 fev. 2013
c.
Abaporu - Tarsila do Amaral. Disponível em: <http://www.tarsiladoamaral.com.br/versao_antiga/historia.htm>. Acesso em: 07 fev. 2013.
d.
Homem idoso na poltrona. Rembrandt van Rijn – Louvre, Paris. Disponível em: <http://www.allposters.com.br/-sp/Portrait-of-an-Old-Jew-Oil-on-Canvas-posters_i9035109_.htm> Acesso em 05 fev. 2013.
e.
O grito. Edvard Munch – Museu Munch, Oslo. Disponível em: <http://www.sabercultural.org/template/obrasCelebres/O-Grito-Edvard-Munch.html>. Acesso em 07 fev. 2013. Correto
Resposta correta: O grito – Edvard Munch – Museu Munch, Oslo.
Comentário sobre a resposta correta: Esta é a opção correta já que através dessa obra de Edvard Munch é possível perceber o grande sofrimento, a angústia frente à realidade. A tela “O grito” foge ao padrão de beleza tradicional que é uma característica marcante do Expressionismo.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 3
Notas: 1
(ENADE 2011)
Não brota do individual, mas da ideia. Acima do homem como ser gregário ou como suposto eu autônomo, ergue-se o Homem como ideia. A ela aspiram os educadores gregos, bem como os poetas, artistas e filósofos. Ora, o Homem, considerando na sua ideia, significa a imagem do Homem genérico na sua validade universal e normativa. Como vimos, a essência da educação consiste na modelagem dos indivíduos pela norma da comunidade. Os gregos foram adquirindo gradualmente consciência clara do significado desse processo mediante aquela imagem do Homem, e chegaram por fim, através de um esforço continuado, a uma fundamentação, mais segura e mais profunda que a de nenhum povo da Terra, do problema da educação.
JAEGER, W. W. Paideia: a formação do homem grego. Tradução: Artur M. Pareira. 2 Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989, p. 10 - 11.
Considerando o tema abordado no texto, avalie as afirmações seguintes:
A educação grega se distinguia da educação da maioria dos povos que a antecederam por considerar a razão como instrumento a serviço do próprio homem.
A filosofia era ensinada na Grécia e abrangia os mais diversos tipos de conhecimento,
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