TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula 1 Ava - Filosofia

Monografias: Aula 1 Ava - Filosofia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  1.494 Palavras (6 Páginas)  •  953 Visualizações

Página 1 de 6

Questões para Acompanhamento da Aprendizagem

Revisão da tentativa 2

Iniciado em segunda, 19 agosto 2013, 15:31

Completado em terça, 20 agosto 2013, 13:37

Tempo empregado 22 horas 5 minutos

Notas 4/6

Nota 1 de um máximo de 1.5(67%)

Question 1

Notas: 1

“Imagina homens que vivem numa espécie de morada subterrânea, em forma de caverna, que possui uma entrada que se abre em toda a largura da caverna para a luz; no interior dessa morada eles estão, desde a infância, acorrentados pelas pernas e pelo pescoço, de modo a ficarem imobilizados no mesmo lugar, só vendo o que se passa na sua frente, incapazes, em virtude das cadeias, de virar a cabeça. Quanto à luz, ela lhes vem de um fogo aceso numa elevação ao longe, atrás deles. Ora, entre esse fogo e os prisioneiros, imagina um caminho elevado ao longo do qual se ergue um pequeno muro, semelhante ao tabique que os exibidores de fantoches colocam à sua frente e por cima dos quais exibem seus fantoches ao público.”

PLATÃO, “O Mito da Caverna”, A República, Livro VII. 6° ed.São Paulo: Ed. Atena, 1956.

Disponível em: http://lopesca.blogspot.com.br/2011/04/caverna-moderna.html. Acesso em: 30 jan. 2013.

Disponível em: http://digartmedia.wordpress.com/2011/06/04/televisao-a-moderna-alegoria-da-caverna. Acesso em: 30 jan. 2013.

Considerando a alegoria apresentada por Platão no “Mito da Caverna” e as duas charges, podemos afirmar que:

I. A televisão se transformou na “caverna moderna” por aprisionar os homens nas sombras, apartados do mundo real.

II. Muitas pessoas abrem mão de viver a vida real absorvendo passivamente a “realidade” trazida para dentro de suas casas pela televisão em substituição ao mundo verdadeiro.

III. A casa que vivemos hoje pode ser comparada à caverna de Platão. E nosso mundo das sombras agora é projetado pelos aparelhos de televisão.

É correto o que se afirma em:

Escolher uma resposta.

a. I, apenas.

b. I e II, apenas.

c. III, apenas.

d. I, II e III.

e. II e III, apenas.

Resposta correta: I, II e III.

Comentário sobre a resposta correta: Esta é a opção correta, já que as duas imagens apresentam a televisão como sendo a substituta das sombras projetadas em substituição ao mundo real que existe lá fora.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 2

Notas: 1

(ENADE 2008)

O filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900), talvez o pensador moderno mais incômodo e provocativo, influenciou várias gerações e movimentos artísticos. O Expressionismo, que teve forte influência desse filósofo, contribuiu para o pensamento contrário ao racionalismo moderno e ao trabalho mecânico, através do embate entre a razão e a fantasia. As obras desse movimento deixam de priorizar o padrão de beleza tradicional para enfocar a instabilidade da vida, marcada por angústia, dor, inadequação do artista diante da realidade.

Das obras a seguir, a que reflete esse enfoque artístico é:

Escolher uma resposta.

a.

O grito. Edvard Munch – Museu Munch, Oslo. Disponível em: <http://www.sabercultural.org/template/obrasCelebres/O-Grito-Edvard-Munch.html>. Acesso em 07 fev. 2013.

b.

Abaporu - Tarsila do Amaral. Disponível em: <http://www.tarsiladoamaral.com.br/versao_antiga/historia.htm>. Acesso em: 07 fev. 2013.

c.

Menino mordido por um lagarto. Michelangelo Merisi (Caravaggio) – National Gallery, Londres. Disponível em: <http://pt.wahooart.com/A55A04/W.nsf/Opra/BRUE-5ZKBSA>. Acesso em: 07 fev. 2013

d.

Figura e borboleta - Milton Dacosta. Disponível em: <http://www.fotolog.com/mundomaisarte/148000000000009449/> Acesso em 07 fev. 2013.

e.

Homem idoso na poltrona. Rembrandt van Rijn – Louvre, Paris. Disponível em: <http://www.allposters.com.br/-sp/Portrait-of-an-Old-Jew-Oil-on-Canvas-posters_i9035109_.htm> Acesso em 05 fev. 2013.

Resposta correta: O grito – Edvard Munch – Museu Munch, Oslo.

Comentário sobre a resposta correta: Esta é a opção correta já que através dessa obra de Edvard Munch é possível perceber o grande sofrimento, a angústia frente à realidade. A tela “O grito” foge ao padrão de beleza tradicional que é uma característica marcante do Expressionismo.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 3

Notas: 1

(ENADE 2011)

Não brota do individual, mas da ideia. Acima do homem como ser gregário ou como suposto eu autônomo, ergue-se o Homem como ideia. A ela aspiram os educadores gregos, bem como os poetas, artistas e filósofos. Ora, o Homem, considerando na sua ideia, significa a imagem do Homem genérico na sua validade universal e normativa. Como vimos, a essência da educação consiste na modelagem dos indivíduos pela norma da comunidade. Os gregos foram adquirindo gradualmente consciência clara do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com