Abordagem Didática em Educação de Jovens e Adultos
Por: SOCCIO • 16/11/2020 • Trabalho acadêmico • 639 Palavras (3 Páginas) • 189 Visualizações
Abordagem Didática em Educação de Jovens e Adultos
Prof.ª Esp. Rafaela Cavalheiro Rocha
Valor total da atividade – 5,0
Aluna: Liliane Cristina oviedo de castro
Rgm: 0131080
ENVIAR COMO PORTFÓLIO 1
Atividade 1
AULA 1
- Faça uma pesquisa resultando em um breve resumo sobre o legado de Paulo Freire para o ensino de Jovens e Adultos.
R: O pedagogo pernambucano PAULO FREIRE desenvolveu o método de alfabetização de adultos, que ainda hoje é aplicado nas escolas municipais dentro da modalidade (EJA), destinado a jovens a partir de 15 anos e a adultos que não deram continuidade nos estudos ou não tiveram acesso ao ensino fundamental e médio na idade apropriada. Paulo Freire traz ao congresso uma nova forma pensar sobre os analfabetos, propondo uma quebra de paradigma onde o analfabeto não poderia ser visto como uma pessoa ignorante e que o analfabetismo não era os principais problemas a ser enfrentado, era a miséria que causava essa situação e que deveria ser enfrentada. Freire via a educação em duplo plano instrumental, capaz de preparar técnicas e cientificamente a população para o mercado de trabalho, e que atende as necessidades concretas da sociedade, para isto elaborou uma proposta conscientizadora de alfabetização de adultos, cujo princípio básico era a leitura do mundo e as experiências do educando, desta forma suas propostas de alfabetização partiam da realidade de vida do aluno para o aprendizado da técnica de ler e escrever. O método Paulo Freire chamava a atenção dos educadores e políticos da época, pois seu método acelerava o processo de alfabetização de adultos. Freire criou a Pedagogia da Libertação, onde o trabalho tinha consequência do seu mundo, e tinha o conhecimento para liberar e mudar sua história de vida. Influenciados pelo novo pensamento de Freire, sugiram várias iniciativas populares para a educação de Jovens e Adultos, como o ‘Campanha de Pé no Chão também se aprende “, “ Centro Popular de Cultura”, Movimento de Educação de Base entre outros, ele é aclamado até hoje por suas contribuições a educação brasileira.
- Quais eram os maiores desafios enfrentados para que o EJA obtivesse êxito? Cite e exemplifique ao menos 2.
R: O preconceito que muitos sofrem por não ter concluído os estudos no ensino regular, muitos se sentem envergonhados e desistem da escola sem concluir a grade escolar, falta o apoio da população para conscientizar a importância da formação educacional na vida de uma pessoa, muitos não consegue estudar por conta do trabalho e problemas familiares, sem falar da falta de investimentos por partes dos políticos que muito prometem e pouco faz, falta investimento nos projetos escolar adequado para atender os jovens que ainda não concluíram ensino médio e muitas vez o fundamental, material didático, salas de aulas compatível com a necessidade de cada um, muitas vez falta até professores capacitados.
AULA 2
- Qual o nome da Lei 9394/96 e o que a mesma corrobora?
R: É chamada de Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação Nacional, ela norteia até hoje os princípios da educação a nível público e privado. Nessa lei, o quarto paragrafo define os deveres do estado na educação, sendo um deles a oferta gratuita de ensino a aqueles que não concluíram em idade própria, e a oferta do ensino de jovens e adultos para que os trabalhadores possam frequentar as aulas.
- Qual o público alvo, qual a Lei e artigo que garante ao sujeito o acesso ao EJA?
- R: O ART. 37, garante a educação de jovens e adultos que não tiveram acesso ou continuidade de estudo no ensino fundamental e médio na idade própria
- O artigo 38 da Lei 9394/96 prevê idade mínima para ingresso e conclusão do aluno no EJA. Cite-as.
R: Ele prevê idade mínima para que o aluno seja considerado apto a fazer esses exames, que são de 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio.
...