Abordagens Pedagogicas
Trabalho Universitário: Abordagens Pedagogicas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: janainacatira • 25/9/2014 • 1.120 Palavras (5 Páginas) • 429 Visualizações
Método tradicional
Na abordagem tradicional o adulto é considerado um ser “pronto” e o aluno um adulto em miniatura que precisa ser atualizado. Portanto o ensino é centrado na figura do professor.
O professor é visto como transmissor de conteúdos, a quem compete informar e conduzir seus alunos a objetivos escolhidos pela escola ou pela sociedade em que se vive.
“Mais de repente soou uma campainha. As crianças pararam de brincar. Os professores e as professoras as separaram em pequenos grupos e as organizaram em filas. Havia a fila dos pequenos, na qual ele foi colocado, a fila dos um pouco maiores, a fila dos maiores ainda e a fila dos grandes. Ai os professores conduziram as filas para dentro da escola.”
A abordagem tradicional era imposta na escola em que Felipe frequentava, pois lá ele teria que ser quem ele foi programado pra ser, ele tinha que ficar sentado o tempo inteiro, preso em uma sala de aula sem poder expressar os seus pensamentos e suas vontades.
O método tradicional conduz o aluno para o contato com as grandes realizações da humanidade. O ensino não dependia do aluno, pois ele não tinha poder de opinar e nem de contestar, pois é transmitido a eles conteúdos que são determinados pela sociedade e ordenados na legislação independente da experiência do aluno e das realidades sociais, ou seja, só é passado para eles o que a escola considera importante para a vida dele, não se preocupando com o interesse ou a vontade do aluno.
Método comportamentalista
Os comportamentalistas considera a experiência planejada como base do conhecimento. Logo, o conhecimento é uma descoberta nova para o individuo que a faz.
A ideia de que o homem não é livre é absolutamente necessária. Pois o homem é visto como uma consequência das influencias ou forças existentes no meio ambiente. O individuo é uma peça numa maquina planejada e controlada, realizando a função que se espera seja realizada de maneira eficiente.
A educação deverá transmitir conhecimentos, assim como comportamentos éticos, praticas sociais, habilidades consideradas básicas para o controle do mundo.
De noite, na cama, Felipe pensou: “não posso ser motivo de vergonha para os meus pais. Eles me matricularam num colégio forte, caro, me preparar para o vestibular. E fazem um grande sacrifício por minha causa. Eles querem meu bem. Não vou mais pensar em passarinhos”.
A abordagem comportamental não se preocupa com os processos mentais. Felipe foi condicionado a mudar sua maneira de pensar, pois de tanto ser repreendido por pensar só em pássaros precisou ir ao psicólogo. E foi o psicólogo que acabou condicionando o Felipe para parar de pensar em pássaros porque se não ele não iria ser nada na vida, pois ele tinha que aprender aquilo que era importante para a vida dele.
Ele espera chegar á escola e ter suas perguntas respondidas, na abordagem comportamentalista isto aconteceria, porém na abordagem aplicada na estória a criança aprende apenas o necessário para “passar de ano” e se não provar através de suas notas no boletim ele reprova e precisa refazer o ano letivo.
Abordagem Humanista
Em termos das ações do professor, a educação humanista tem como finalidade a criação de condições que facilitem a aprendizagem do aluno. O professor, portanto, é um facilitador da aprendizagem e um organizador dos espaços e dos materiais de que os alunos necessitarão para o seu desenvolvimento pessoal. A pessoa como um todo tanto no aspecto sensível quanto no aspecto cognitivo, uma vez que enfatiza as relações interpessoais e o crescimento que delas resulta.
A abordagem humanista esta centrada no desenvolvimento da personalidade do individuo, em seus processos de construção e organização pessoal da realidade, e em sua capacidade de atuar como uma pessoa integrada. Da ênfase também a vida psicológica e emocional do individuo.
Apresentou-se uma situação na história em que Felipe pergunta a professora de português sobre pássaros e ela se nega a responder, pois pássaros não estão no programa das aulas de português. O próprio orientador diz que a escola não é para aprender aquilo que quer, a escola é para aprender aquilo que deve
...