ABORDAGENS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Por: Renan Pacheco • 13/7/2015 • Resenha • 921 Palavras (4 Páginas) • 1.347 Visualizações
PREPARATÓRIO DA APEF-RIO
EDUCAÇÃO FÍSICA – MAGISTÉRIO
Conhecimento Específico
26/03/2011
ABORDAGENS HISTÓRICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Educação Física Higienista (1888-1930)
As condições higiênicas da época eram muito precárias, os alunos eram obrigados a praticar educação física para serem mais saudáveis e serem melhores na aprendizagem.
Tinha um grande erro: a relação de causa e efeito entre Atividade Física e Saúde, visto que hoje em dia, as pesquisas mostram que para se fazer alguma atividade física é necessária ter condições mínimas de saúde. Com uma saúde debilitada, fraca, não será possível, através de atividades físicas, obterem uma boa saúde.
Educação Física Militarista (1931-1944)
Período dessa abordagem encontra-se entre as duas Grandes Guerras Mundiais. O objetivo da educação física dessa época era formar alunos em potenciais soldados, através de um adestramento físico e disciplina.
Essa época também influenciou os planos de aula de educação física de hoje, que trazem as atividades separadas em: Aquecimento, Atividade Principal e Volta a Calma. Esse tipo de plano de aula é, de acordo com o professor Gilbert, desnecessário para a educação física escolar, pois esse planejamento se faz necessário, sim, em atividades muito desgastantes, como a dos militares, por exemplo; é apenas de cunho fisiológico. Nessa época também foi adotado o método francês para as aulas de educação física, para treinamento físico. Mas com a notícia da França ter sido invadida na Guerra fez com que esse método fosse abolido das aulas de educação física no Brasil.
Educação Física Pedagogicista (1965-1984) – fim da 2ª Guerra
Nesse período, as aulas de educação física eram utilizadas para desenvolver nos alunos os direitos cívicos, morais e patrióticos. Houve também a substituição da ginástica, utilizada por muitos anos nas aulas de educação física, pelo esporte, mais lúdico e prazeroso.
Educação Física Competivista (1965-1984) – Regime Militar
Objetivo: formar atletas. Nessa época o esporte era utilizado como arma política na Guerra Fria entre Estados Unidos (Capitalismo) e União Soviética (Socialismo). As duas grandes potências “brigavam” entre si para saber qual delas era a melhor na preparação de atletas para as grandes competições. E as Olimpíadas era o palco dessa briga. O governo brasileiro, também entrando nessa briga, buscou nas escolas os atletas, seguindo os passos de Cuba, mediante a repetição técnica de movimentos e regras (Tecnicismo).
Infelizmente atualmente no Brasil, essa realidade está retornando. Com os mega-eventos esportivos que serão realizados em nossa nação, o governo está, assim como aqui nessa época, buscar nas escolas seus superatletas, rompendo com os reais objetivos da educação física escolar.
Educação Física Popular – pós 1985
Não ocorreu dentro da escola, pois é caracterizada pela Dimensão do Lazer no Esporte (Tubino) Massificação da prática esportiva. O esporte, a partir dessa data, não é mais considerado apenas para esportistas. Período ocasionado pelo final da ditadura e o inicio da democracia.
ABORDAGENS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Quais objetivos, papel social, metodologia...
Abordagem Psicomotora (Jean Le Boulch)
Psicomotricidade, o movimento é pensado, calculado e executado com intermédio da emoção. O movimento também é pensamento e emoção. Interligação entre afetivo, cognitivo e psicomotor.
Abordagem desenvolvimentista (Go tani)
Baseado na aprendizagem motora, no desenvolvimento motor e psicomotricidade. O senso crítico, as regras e a cooperação, de acordo com essa abordagem, devem ser trabalhados em outras disciplinas, não a educação física.
Erro: se trabalhar apenas o psicomotor, os lados afetivos e cognitivos não se desenvolvem.
Abordagem construtivista (João Batista Freire) ou Sócio Interacionalista, segundo Suraya Dariro
O movimento tem que estar a serviço da construção do raciocínio lógico.
Piaget (a principal base para essa abordagem) é tanto o “pai” da Abordagem Psicomotora, quando da Abordagem Construtivista. Acomodação – automatização; Assimilação – habilidade nova.
Utiliza alguns fundamentos da psicomotricidade.
Abordagem Crítico Superadora (coletivo de Autores)
...