∞ Amigas Para Sempre ∞
Artigo: ∞ Amigas Para Sempre ∞. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rommenya • 10/4/2014 • 389 Palavras (2 Páginas) • 420 Visualizações
Texto: Uma teoria da infância na contemporaneidade
1)Compare a noção de infância da modernidade e da pós-modernidade:
A noção de infância da modernidade é exposta dentro de verdades apoiadas pelos estudiosos no assunto, de forma a ser baseada em uma construção social, só podendo ser compreendida a partir das mudanças na sociedade, incluindo os valores atribuídos a ela, a criança aqui segue um curso determinado (pré-estabelecido) de atitudes e pensamentos.
A noção de infância pós-moderna passa a ser não unicamente determinada por especialistas, a família ou mesmo o Estado também poderam falar pela criança, percebe-se aqui como principal característica a descrença na ciência, a infância aborda questões sócio-políticas de desigualdades, tudo isso significa a visão de uma criança mais ligada a realidade e mais pensante.
2)Caracterize a modernidade:
Período iniciado no renascimento, acompanhado pela expansão capitalista. É uma época onde o homem segue a razão, acredita na ciência como algo inovador , que poderá solucionar todos os problemas, através da qual todas as técnicas serão dominadas e a sociedade se tornará melhor, onde a imprevisibilidade não tem vez.
É uma fase que afasta o ser da busca pelo saber, pois aqui vemos a aparição de uma razão controladora, inquestionável e absoluta ditada pela ciência.
3)Caracterize a pós-modernidade:
Mais do que uma fase de ruptura com uma época, o pós-modernismo aparece como um período de transformação da lógica cultural dominante, onde o homem busca as verdades, passando a não seguir padrões lógicos pré-estabelecidos, não acredita tanto na ciência e a questiona, não a considera mais como único conhecimento válido.
4) No que as idéias de controle e de previsão influenciam a psicologia do desenvolvimento?
Tais idéias consistem em um impedimento de um aprimoramento ou seja de uma mudança posterior na natureza do indivíduo, onde tal impossibilidade gerava uma separação, ou seja , crianças "problemáticas" seriam separadas das ditas "normais" para os padrões pré-definidos, dessa forma eram separados os "bons" dos "maus", a psicologia servia , dessa forma, como classificadora e controladora.
5)De que maneiras a escola contribui para a concepção da infância e da adolescência?
A escola é uma instituição que normatiza, ou seja determina um trajeto (anteriormente descrito) que a criança ou o adolescente deve seguir, gera indivíduos racionais, preparados teoricamente para conviver em sociedade, porém também os afasta da realidade e das possibilidades de perda, busca o desenvolvimento humano porém se esquece de todos os obstáculos que estão no caminho.
...