Analise do Filme - Freud além da alma
Por: Jackeline Sthefanny • 18/3/2016 • Resenha • 584 Palavras (3 Páginas) • 1.360 Visualizações
UNIC- Universidade de Cuiabá
Aluna: Thaís Luzia Almeida Borges
Disciplina: Matrizes do Pensamento em Psicologia- Psicanálise
Profª: Claudia Aparecida Psicologia integral- 4º semestre
Analise do Filme Freud Além da Alma
O filme relata um pouco sobre a vida de Freud, e como surgiu a psicanálise com alguns de seus conceitos fundamentais. Assim que Freud acaba revolucionando a maneira do ser humano ver a si mesmo no Universo, pois dizia que as ações e os desejos humanos não são fruto da vontade humana, mas sim de nosso inconsciente.
Durante o atendimento do filho do militar Carl, Freud se depara com o que seria o Complexo de Édipo, onde no caso o menino acaba se apaixonando pela mãe e rivaliza o pai o que explicaria o ataque do menino. Somente ao perceber que a mãe ao pai pertence que ele passa a se identificar com o pai e transfere o amor pela mãe para outra mulher. Contudo, nesse momento qualquer coisa pode ser motivo de um trauma, fazendo com que ocorra uma regressão para uma fase anterior onde o prazer existia.
No acompanhamento com Cecily, Freud observa o retorno do recalcado, ou seja, toda informação é mal recalcada (retirado do consciente para o inconsciente) o que faz com que ela volte para o consciente, e esse retorno ocorre através das formações inconscientes que se manifestam de diferentes maneiras como: sintomas, sonhos, chistes, atos falhos e lapsos. Pode-se observar o retorno do recalcado quando seu problema de visão desaparece depois que ela consegui ter uma imagem (representação coisa) do caso e consegui relatar/falar (representação palavra) o que ocorreu o que faz com que ela tenha consciência do que ocasionou seu problema.
No caso de Cecily, fica bem evidente a noção de sonho e de atos falhos, principalmente com relação aos termos prostituta/protestante, e todas as outras formas utilizadas para se referir a prostitutas. Freud observando a relação de Cecily e Breuer começa a elaborar a noção de transferência, onde o paciente acaba transferindo para o analista sentimentos originalmente experimentados em relação a pessoas significativas do seu passado (tais como pai, mãe, irmãos, tio, etc). Na relação com Breuer, Cecily acaba transferindo os sentimentos que tinha pelo pai, o desejo, a vontade ser amada, se tornar mulher. Contudo, Breuer não aguenta essa pressão e abandona, o que faz Cecily ter esses sentimentos por Freud.
Então, no caso de Cecily também pode se observar o Complexo de Édipo, assim que ela se apaixonou pelo pai e rivalizou a mãe, ao ponto de desejar a morte dela. Assim que ela queria o pai somente para ela, tanto que quando sua mãe fica doente ela diz que foi o melhor momento que teve, pois ela assume todos os afazeres que era de sua mãe. Contudo, somente depois ela percebe que o pai a ela não pertence e sim a mãe, que ela passa a se ver no papel da mãe como mulher e passa a desejar outro homem que não seja o pai e nem a imagem que o pai lhe trazia.
Portanto, no acompanhamento do caso de Cecily, Freud pode desenvolver a teoria da sexualidade, mas ao apresentar ao Conselho de Neurologia e Psiquiatria de Viena, acaba sendo hostilizado por todos. E a partir disso começa a considerar nos tratados psicanalíticos e estuda-las na estruturação do psiquismo humano.
...