Filme Freud Além Da Alma
Casos: Filme Freud Além Da Alma. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: romaia • 17/11/2013 • 555 Palavras (3 Páginas) • 873 Visualizações
Filme “Freud Alem da Alma”
Este filme retrata os momentos difíceis em que Freud viveu no inicio de sua carreira de médico, e o inicio de seu trabalho foi em Viena, onde ele usa sua teoria sobre interpretações de sonhos, com as próprias experiências pessoais do psicanalista, descobertas o Complexo de Édipo.
Freud ainda jovem, em um hospital queria tratar de pessoas com histeria (doença emocional psíquica), sem a concordância de outros médicos. A histeria é uma psiconeurose, cujos estes conflitos surgem na forma de dissociação mental ou como sintomas físicos, e estes sintomas podem manifestar-se em homens e mulheres.
Charcot, neurologista francês, que emprega a hipnose para estudar histeria, demonstrou idéias mórbidas podiam fazer manifestações físicas, então Freud com a ajuda de Brauer, começaram a pesquisar os mecanismos psíquicos da histeria e postulou em sua teoria que essa neurose era causada por lembranças reprimidas.
Então Freud ganhou uma bolsa para estudar com Charcot em París e logo na primeira oportunidade ele vê Charcot fazer um teste com dois histéricos, onde através da hipnose ele faz com que os histéricos eliminem seus problemas causados por traumas e depois faz eles terem outros problemas de histeria apenas dando ordens enquanto os mesmo estavam hipnotizados, assim chegam a conclusão que a hipnose tanto cura como cria a sintomas.
Freud diz em sua palestra que a mente pode ser controlada pelo inconsciente e assim recebe o apoio do Doutor Brauer, onde ele relata o caso de uma jovem que foi curada através do transe hipnótico.
Brauer e Freud começam a trabalhar juntos então ele começa trabalhar com os histéricos, e se assusta ao ouvir uma jovem que diz em hipnose que mataria o pai porque amava a própria mãe, então Freud pede para a jovem não se lembrar de nada, pois ele sentia o mesmo trauma “O Complexo de Édipo”, Freud começa a ter sonhos estranhos e pensar sobre os significados dos sonhos criando a Teoria dos Sonhos, e diz que vai largar a terapia com hipnose, e deixar de lado os “Estudos da Histeria”.
Freud cria uma teoria sobre neurose, dizendo que esta teoria tem haver com todos os casos já tratados e que não era só dele e sim se baseada que todos os traumas são ligados a sexualidade.
Na teoria psicanalítica é a projeção de sentimentos, conteúdos, em relação a alguma pessoa, no caso o terapeuta, onde o paciente cria fantasias.
O pai de Freud falece e ele não consegue entrar no cemitério, então ele desmaia e tem um sonho amedrontador, então decide voltar ao cemitério, más ainda não consegue tentando achar a ligação para desvendar o que foi encoberto de pecado que seu pai fizera.
Freud começa a tratar de Cecily, tentando descobrir em que ponto da história aquela jovem sofreu esses traumas, e cada vez mais ele via um trauma de infância, então Freud começa a mudar sua teoria, pois em sua investigação na prática clinica sobre as neuroses, descobre que a grande maioria de pensamentos e desejos reprimidos referia-se de conflitos de ordem sexual, localizados nos primeiros anos de vida.
E que o orgulho é o mais velho inimigo do ser humano e isso é verdade, por esse “orgulho”, não impede de ir além, de quebrar as barreiras, mas Freud brilhantemente conseguir derrubar as concepções vigentes foi além, numa área
...