Análise Comportamental do vídeo "A história mais triste do mundo"
Por: ellegumz • 15/11/2015 • Projeto de pesquisa • 392 Palavras (2 Páginas) • 282 Visualizações
Situação:
A situação que analisamos se dá entre os segundos 00:13 e 00:21 do vídeo localizado na internet, de nome: A História Mais Triste do Mundo - Um Pai Diferente - A Different Dad.
Na cena em questão, a adolescente 1 cola um papel com palavras ofensivas nas costas da adolescente 2. Ela responde atacando a primeira com empurrões e expectativa de briga.
ANÁLISE COMPORTAMENTAL
Para compreender a situação acima citada, tomamos com base o inicio do pensamento da psicologia comportamental.
O pensamento psicológico até então se apoiava na psicologia de Wundt, que acreditava ser a consciência e seus processos mentais o objeto de estudo da nova ciência. Na análise comportamental, essa ideia é substituída pela ideia de que o que deve ser compreendido, estudado e analisado é o comportamento do ser humano.
A segunda base da qual precisamos é a influência de Darwin no pensamento e na teoria de Skinner:
A evolução das espécies pode ser aplicada tanto ao comportamento quanto à cultura. Portanto, o comportamento é selecionado e adaptado de acordo com ontogenia, filogenia e cultura. Ele é modificado e adaptado de acordo com as consequências das respostas emitidas após uma ação. Desta maneira, o ser humano possui uma relação ativa com o ambiente. Do mesmo modo como ele altera o ambiente, o ambiente também o altera.
Na análise comportamental, de acordo com Skinner, a consciência e/ou emoções das pessoas envolvidas na situação analisada não são ignoradas, elas também são entendidas como comportamentos e consequentemente também podem ser alteradas e alterar o ambiente.
Percebe-se na cena analisada que a adolescente numero 1 tem um comportamento (colar o papel) que provoca uma resposta (tentar bater e brigar) da adolescente numero 2 e é a consequência (dor) desta situação (contingência) que definirá se a jovem numero 1 agirá novamente desta maneira ou não.
Na situação, a adolescente numero 1 recebe um reforço negativo (a satisfação que teria em humilhar a colega foi retirada devido a reação da segunda).
Portanto, é provável que a situação não se repita porque, de acordo com a análise comportamental, quando existe um reforçador negativo aquela resposta tende a diminuir ou não acontecer novamente.
BIBLIOGRAFIA
Tradução: Hermeto, Laura. & Martins, Luisa. Livro da Psicologia. 9ª ed. Brasil: Globo, 2014.
Abreu-Rodrigues, J., Ribeiro, M. R.(org). Análise do comportamento: pesquisa, teoria e aplicação. São Paulo: Artmed, 2005.
https://www.youtube.com/watch?v=Shgxt0dalEk&feature=em-share_video_user; A História Mais Triste do Mundo - Um Pai Diferente - A DifferentDad; visto em 23/09/2015.
...