Análise do Perfil Psicomotor de Uma Criança
Por: te1re2za3 • 12/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.045 Palavras (5 Páginas) • 195 Visualizações
Análise do Perfil Psicomotor de Uma Criança
Identificação: D.C.L.M.
Idade: 7 anos e 2 meses
Sexo: Masculino
D.C.L.M. 7 anos e dois meses de idade em um setor de classe média, nasceu de parto normal, teve um bom desenvolvimento, falou as primeiras palavras aos nove meses, andou com um ano e dois meses e aos dois anos de idade já tinha controle dos esfíncteres, D. não teve nenhuma doença que necessitasse de internação, sua adaptação na escola foi um pouco complicada por ser muito apegado a mãe, mas nada que prejudicasse sua aprendizagem. A atividade proposta compõe um conjunto de provas as quais foram analisados o perfil psicomotor da criança.
1-Tonicidade
Material Utilizado: Carpete
Descrição da atividade: A criança foi orientada a deitar-se em um carpete no chão, para que fosse realizado alongamentos da musculatura de membros superiores e inferiores, na observação dos extensores da coxa, pedimos que a criança em posição decúbito dorsal, tentasse tocar com os pés acima da cabeça, em seguida na mesma posição, foi orientado que fizesse flexão nos joelhos, foi pedido também que a criança sentasse no chão e fizesse o máximo de afastamento das pernas. Na observação dos deltoides, anteriores e peitorais, a criança foi colocada em pé com as mãos no quadril, e por trás da criança foi feito a aproximação dos cotovelos e observada a distância entre ambos. Na observação dos flexores do antebraço a criança foi colocada em pé com os braços abertos com as palmas da mão virada pra cima e por trás foi feito a extensão máxima do antebraço com movimento de pronação do punho da criança. Na observação dos flexores de punho o polegar foi pressionado suavemente para que fosse verificado a distancia e se este tocava o antebraço
A criança obteve um perfil dispráxico, uma realização com dificuldades de controle.
2-Equilibração
Material utilizado: Nenhum
Descrição da atividade: Foi sugerido atividades envolvendo equilíbrio dinâmico e estático com apoio uni e bi pedal. No equilíbrio das pontas dos pés a criança foi colocada de pés juntos e pedido que elevasse os calcanhares, e permanecendo durante vinte segundos. No equilíbrio uni pedal, foi orientado que a criança apoiasse apenas um pé no chão fazendo a flexão de joelho da outra perna, e percorresse a distancia de três metros, saltando com um pé só até o final com as mãos na cintura, e ao final do percurso realizar a prova com o outro pé. Foi observado qual o pé escolhido para o apoio (pé dominante na função de equilibração)
A criança obteve um perfil dispráxico, uma realização com dificuldades de controle
3-Lateralização
Material utilizado: Telefone celular
Descrição da Atividade: Para avaliar o ouvido de preferencia, foi pedido a criança que fingisse que estava atendendo um telefone celular, para observar a mão dominante foi sugerido que simulasse escrever algo e depois simulasse que estava cortando um pedaço de papel com uma tesoura, foi observado a preferencia de lateralidade.
A criança obteve um perfil eupráxico, realização controlada e adequada.
4-Noção do Corpo
Material utilizado: Nenhum
Descrição da Atividade: Foi pedido que a criança ficasse em pé, fechasse os olhos e identificasse as partes do seu corpo que estavam sendo tocadas, nomeando os pontos táteis: nariz, queijo, olho, orelha, ombro, cotovelo, mão, pé, testa, cabeça, joelho, coxa, cabelo, dedos e barriga.
A criança teve realização perfeita obtendo um perfil hiperpráxico.
5-Estruturação Espaço-temporal
Material utilizado: Mesa e lápis
Descrição da atividade: Foi sugerido que a criança ouvisse com atenção a sequencia de batimentos com um lápis na mesa, e depois reproduzisse a mesma estrutura e números de batimentos. Foi observado a percepção auditiva e memorização de curto tempo. Em seguida foi sugerido que a criança andasse de um ponto da sala a outro numa distancia de 5m, contando o número de passos em voz alta, depois que realizasse o mesmo percurso aumentando
...