As Avaliação Psicológica
Por: Thaynara Oliveira • 27/10/2017 • Resenha • 583 Palavras (3 Páginas) • 216 Visualizações
Avaliação Psicologica.
A presente reflexão foi concebida a partir do material de apoio, titulado como : a ética na avaliação psicológica, uma perspectiva psico-filosófica, que trouxe um enriquecimento para esta primeira fase da pós-graduação. O conhecimento sobre a importância da Avaliação Psicologica e a Ética foi de grande valia.
Com base nos textos lidos nesta primeira etapa do curso e das informações obtidas deve-se destacar a importância de estar embasado na ética profissional para o processo da avaliação psicologica, sendo ela, um dos processos mais importantes ,pois é onde o psicologo começa a entrar na vida do individuo e deve então mostrar-se não só como um profissional que esta ali apenas à trabalho, mas também como um ser humano que é igual ao individuo que esta sendo avaliado ,onde tem sentimentos, medos, vivencias e tentar a criar um vinculo de confiança.
A avaliação psicológica deve ser vista como um procedimento realmente importante e deve o profissional estar realmente preparado para tal atividade. Ela é feita através de instrumentos previamente validados, tais como os testes psicologicos, que ao meu ponto de vista é uma das etapas de maior responsabilidade do profissional ,pois requer muito conhecimento e deve ser bem aplicado, pois avaliar alguém não é algo simples, os resultados dados pelos profissionais de forma errada podem ser levados para sempre na vida de alguém e por isso é de grande importância o manuseio correto dos testes, concordando com o texto concedido para reflexão, onde mostra que alguns cuidado especial devemos ter em relação aos testes , como por exemplo: não usar cópias.
Esses cuidados e tantos outros tópicos abordados nos levam até a ética e sua importância na profissão que estamos , que é a psicologia.
A definição de ética conforme citado no artigo para estudos de (Oliveira e a Camões 2002 ) diz que, a caracterização geral de Ética baseia-se em algumas palavras chaves como : Liberdade,Conhecimento e Consciência, o acto Humano e por último e não menos importante temos a responsabilidade, e concordando com a frase citada pode-se dizer que o conhecimento e consciência são extremamentes importantes para o processo da avaliação psicologica , em especial nos testes psicologicos.
Os testes psicologicos vem como auxilio do psicólogo para uma boa avaliação do individuo, mas para aplicação o psicólogo deve ter o conhecimento total do teste sobre sua forma de aplicar, deve ter tambem a responsabilidade de aplicar um
material original e não cópias , esclarecer as dúvidas e explicar corretamente ao individuo como será o processo.
A liberdade citada no texto, podemos encaixar na parte em que o psicólogo tem em escolher os testes, métodos que utilizará para avalição, pois para cada individuo a avaliação caminha em um sentido, não é pra ser nada com regras , mas sim com a liberdade andando junto com a responsabilidade de uma boa avalliação.
No texto também destaca-se o acto humano, e trazendo para a avaliação psicologica digamos que o profissional ali deve ter em mente que a sua frente está um ser humano e como profissional deve se colocar também a este nivel de humano e não ser apenas um profissional a fazer o seu trabalho, mas claro que não devemos esquecermos do nosso papel, mas a empatia e realmente necessário na profissão do psicólogo.
A importância da ética na nossa profissão quanto psicologo,se faz realmente necessária, pode-se dizer que o fazer do psicólogo está diretamente ligado à qualidade de vida das pessoas, e sendo assim, a ética é o primeiro preceito desta atuação.
...