As Técnicas Cognitivas
Por: manuelabp • 22/10/2021 • Artigo • 372 Palavras (2 Páginas) • 188 Visualizações
Técnicas Cognitivas
- Autoinstrução
- Descoberta guiada
- Ensaio cognitivo
- Geração de alternativas racionais
- Parada do pensamento
- Exame de previdências
- Descatastrofização
- Reatribuição
Autoinstrução
Meichenbaum e Goodman (1971) foram grandes precursores no desenvolvimento da estratégia em autoinstruções. Estes autores, defendem que esta técnica permite diminuir a impulsividade e o incrementar do autocontrole verbal e de conduta motora. O objetivo da mesma é de modificar o comportamento, através de mudanças feitas a partir da modificação ou a implantação de novas cognições, sendo essas cognições as verbalizações manifestas ou encobertas (guia do próprio comportamento), modificando então as verbalizações internas, substituindo-as por auto verbalizações mais eficazes.
Para ensinar de modo eficaz o procedimento de autoinstruções devemos identificar qual a instrução correta para cada caso, com isso Meichenbaum propôs uma técnica de solução de problemas, e acrescenta também as verbalizações de auto reforço e autocorreção. Segundo Miranda (2001) a intervenção através da verbalização e da autoinstrução das tarefas deverá seguir os seguintes passos: num primeiro momento, o avaliador deverá realizar a verbalização das instruções; num segundo momento, o avaliado deverá repetir, em voz alta, o que deverá realizar; finalmente, num terceiro momento, o avaliado deverá repetir, para si próprio, as instruções para a realização da tarefa.
É mais utilizada em crianças, mas surgem igualmente em adultos quando enfrentam situações novas ou especialmente complicadas. Este tipo de treino é de extrema importância nas crianças com dificuldades atencionais, porque procura dirigir o pensamento e as ações destes. Estudos recentes têm vindo a procurar demonstrar a relevância do treino em autoinstruções, como estratégia de regulação cognitiva e comportamental, nomeadamente em sujeitos com TDAH.
Descoberta guiada
Descoberta guiada por meio de questionamento socrático, uma das principais técnicas da TC. O objetivo é trazer a informação à consciência do paciente, correlacioando o PA à consequente emoção e comportamento. Através de perguntas simples o terapeuta guia o paciente rumo a identificação de pensamentos disfuncionas, pressupostos e esquemas.
Técnica mais frequentemente usada para identificar os pensamentos automáticos. Faça questionamentos que estimulem a emoção; Seja específico; Focalize em eventos recentes não no passado distante; Mantenha-se em uma linha de questionamento e um tópico; Vá fundo; Utilize suas habilidades de empatia; Conte com a formulação de caso para saber que caminho tomar.
...