As Técnicas Psicanalise
Por: Lukshp • 25/9/2018 • Tese • 254 Palavras (2 Páginas) • 161 Visualizações
UNINASSAU – TERESSINA
CURSO: BACHARELADO EM PSICOLOGIA
DISCIPLINA: TÓPICOS INTEGRADORES I
PROF.: DORINALDO CINTRA JÚNIOR
PROPOSTA DE ATIVIDADE
A Organização Mundial de Saúde considera a saúde com um bem-estar físico, psíquico e social (ONU). Ao se elaborar essa proposta, rompe-se com o modelo denominado biomédico e começa a considerar um modelo biopsicossocial.
Pautando a saúde somente do ponto de vista somente físico-biológico, os aspectos sociais e psicológicos ficam rebaixados a um segundo plano, não o considerando como determinantes de uma saúde.
A descconsideração da saúde mental ((até mesmo a falta de conhecimento sobre o tema, muito influenciado pelas práticas culturais da época) traz por trás toda uma história de estigmatizacao e preconceitos em decorrência da cultura vigente. As representações sociais da adoecimento psicologico vem fortemente carregado com a ideia de loucura, insanidade, perversão e coisas do tipo (muitos eram marginalizados, torturados e abandonados) e que muitas vezes reflete no pensamento das pessoas noa dias de hoje.
As representações sociais sobre saide mental é muitas vezes em decorrência da falra de conhecimenro sobre psicopatologia, intervenções em crise, distúrbios e transtornos.
A luta antimanicomial, em busca da combater as formas lidar com o cuidado em saude mental, vem buscando combater com os manicômios e internações de carater asilar, procurando ateender o sujeito em uma perspectiva psicosocial, não isolando o da sociedade.
A medicalizacao é outro aspecto q precisa ser discutido sobre saude mental.
- O uso de fármacos tornou-se uma alternativa para lidar com essa situação.
Recursos: Folder contendo informações acerca das mudanças da Reforma Psiquiátrica;
Tempo: 10 minutos
Exposição de fotografias
...