Atividade acontece lá em casa
Por: CAROLINE APPEL MULLER • 18/1/2021 • Trabalho acadêmico • 515 Palavras (3 Páginas) • 336 Visualizações
ACONTECE LÁ EM CASA
Camila
RESUMO
Vídeo 1: Acontece Lá Em Casa (05/03/17) | Íntegra (https://www.youtube.com/watch?v=KjF-myu7b1s&feature=youtu.be)
O vídeo começa falando como será o programa Acontece lá em Casa e quem são os participantes, sendo 13 mães, uma jornalista e uma psicóloga. O psicodrama é de Alessandra que mostra a revolta do filho Vinícius de 2 anos e meio, em que ele começou com má criação. Reproduzem uma ida ao pediatra, em que a criança faz birra e bate no pediatra com um graveto até ele quebrar. São interpretados a mãe, o pediatra, a criança e a recepcionista. A psicóloga e outras mães dão sugestões para ela de como lidar com a criança. No começo ela tem resistência e não aceita as sugestões e conselhos, mas por fim ela aceita e interpreta no psicodrama a forma como a psicóloga diz que ela deve agir com a criança. Ela fala que é importante ela demonstrar a autoridade, impor limites e deixar o Vinícius crescer, pois a forma que ela age com ele, faz com que o prive do crescimento e a revolta dele está relacionada a isso.
Vídeo 2: Acontece Lá Em Casa (28/05/17) | Completo (https://www.youtube.com/watch?v=xbEnkWGaOGM&feature=youtu.be)
O vídeo começa falando como será último episódio do programa Acontece lá em Casa. Inicialmente teve um aquecimento com o jogo A loja de toques que segundo a psicóloga serviria para observar até onde as mães tem conhecimento sobre o desenvolvimento da criança e o quanto as conhecem. O psicodrama é de Thais que mostra a dificuldade da mãe em “entrar no mundo” de sua filha Camila, de 13 anos. Na interpretação a Thais demonstra como é a filha, como é a sogra e como é seu marido. No fim, ela mesma se interpreta e uma das mães interpreta Camila. Elas expõem os sentimentos e como se sentem em relação uma a outra. A psicóloga vai ressaltando pontos dos motivos dos sentimentos de ambas para que Thais consiga entender o seu medo e o motivo de Camila agir da forma que age. Por fim ela consegue entender e vai buscar praticar uma aproximação com a filha.
Conceitos do psicodrama de Betty Monteiro:
- Ela trabalha com o sociodrama, visto que é realizada uma sessão grupal.
- Em um dos vídeos ela faz um aquecimento e no outro ela já parte para a dramatização.
- Betty também utiliza um espaço amplo para realizar a dramatização, em que dá mais liberdade para as mães se expressarem.
- Apresenta uma base dialógica com abertura de participação e interação de todos, em que o eu é capaz de se encontrar na visão do outro.
- Betty utiliza muito bem a espontaneidade, fazendo as mães abrirem-se e demonstrarem o verdadeiro eu.
- Ela também pratica a empatia e a transferência.
Como a espontaneidade foi trabalhada em cada episódio?
A espontaneidade foi trabalhada de modo a fazer todos interagirem durante as dramatizações, tanto as mães que eram o foco do psicodrama, quanto as demais. Elas agiram com criatividade, sensibilidade, gesticulando, falando, atuando e de agindo maneira adequada para não ofender ninguém. Eram feitas perguntas, incentivos para participar e questionamentos para reflexão e exposição.
...