Atividade de Aprofundamento
Por: Natalia Alves • 15/5/2015 • Trabalho acadêmico • 417 Palavras (2 Páginas) • 347 Visualizações
Universidade Cruzeiro do sul
Anália Franco
Atividade de Aprofundamento AP IV
Nome: Natalia Alves França RGM: 1472852
2015
Fritjof Capra tinha um jeito diferente de pensar e entender a ciência entre os seres vivos na sua maneira de se organizar e como eles funcionavam. Nos seus estudos, os valores biológicos dos sistemas vivos eram também de sustentabilidade, podendo adaptar-se nos campos cognitivo e social. Eram como redes de organização: redes biológicas trocavam moléculas e nas redes sociais trocavam informações.
Os três aspectos da vida para Capra eram biológico, cognitivo e social, sendo que as últimas descobertas científicas mostravam que todas as formas de vida - desde as células mais primitivas até as sociedades humanas, suas empresas e Estados nacionais, até mesmo sua economia global - organizam-se segundo o mesmo padrão e os mesmos princípios básicos: o padrão de redes, com unidades e sistemas interconectados.
Na época, o modelo da globalização mundial referente à economia para Capra não era sustentável e precisava ser revisto. Via simplesmente um cassino global tecnologicamente operado com muitas turbulências ocasionando crises monstruosas. Via como inovações tecnológicas as chamadas energias limpas: solar e a eólica, como fonte mais barato, ecologicamente sustentável, que poderiam beneficiar os países mais pobres. A instalação de células fotovoltaicas, moinhos de vento e geradores de biomassa nas cidades mais pobre iriam ajudar muita gente sem gastar muito. Para ele, não bastava investir em tecnologias e instituições sociais sem perceber que a natureza estava se extinguindo, era necessário também aproveitar os recursos que a natureza nos oferecia sem por em risco o planeta.
...